NO LIMITE
Moradores da zona Sul, bairro Eldorado, mandaram mensagem para a coluna revoltados com a falta de água que já estaria acontecendo há mais de mês.
RECLAMAÇÃO
A situação mais grave estaria ocorrendo na rua Black Charles. A população conta que já fez vários protocolos na Caerd, sendo que até na ouvidoria foi pedida ajuda de um caminhão pipa.
MAIS ABORRECIMENTO
Semana passada, o
Rondoniaovivo divulgou reportagem em outros bairros da zona Sul que também estão sem água.
SEM ÁGUA 2
Moradores argumentaram que ligam para vários telefones da Caerd e não acontece nada. Quando não estão ocupados, só chamam e ninguém atende.
OUTRO LADO
O presidente da Caerd, José Irineu, informou que o problema já foi repassado para o setor responsável. Uma bomba de pressão teria queimado e comprometido o abastecimento.
SEM PRAZO
José Irineu não disse quando o problema será solucionado. Enquanto isso, a população que se vire como pode.
BUROCRACIA
A Caerd enfatiza também que cabos de energia foram furtados de poços artesianos. A reposição demora por conta dos trâmites legais que envolvem o serviço público.
EXAME/RENDIMENTOS
De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), com informações coletadas em 2019, 80,7% das rondonienses com idades entre 25 e 64 anos realizaram exame preventivo para câncer do colo do útero há menos de três anos da data da entrevista.
IBGE
O estudo foi feito e divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A pesquisa mostrou também a influência que o rendimento pode ter para a realização deste exame.
MELHOR CONDIÇÃO
Enquanto o índice entre as mulheres com rendimento até ¼ de salário mínimo é de 73,8%, entre as mulheres com rendimento acima de cinco salários mínimos, a taxa foi de 91,6%.
NO MÁXIMO 90 DIAS
Das 383 mil rondonienses que fizeram o preventivo há menos de três anos, 82,1% receberam o resultado em até três meses da data do exame.
OPOSTO
Também se nota uma diferença nas taxas entre as mulheres com rendimento inferior a ¼ de salário mínimo e as com rendimento superior a cinco salários mínimos. O índice entre as com menor renda foi de 75,3% enquanto que as com maiores rendas foi de 100%.
OUTROS EXAMES
Da mesma forma, a renda influencia na realização de mamografia. Entre as rondonienses com idades entre 50 e 69 anos e com rendimento de até ¼ de salário mínimo, 15,1% delas fizeram o exame há menos de dois anos da entrevista.
SALÁRIO INFLUÊNCIA
Já entre as mulheres com rendimento acima de cinco salários mínimos, o índice foi de 92,8%. Em relação à gravidez, a PNS apontou que junto com o estado de Roraima, Rondônia tem a segunda maior proporção de mulheres com idades entre 15 e 49 anos que já engravidaram.73,1%.
RONDÔNIA
A unidade federativa com a maior proporção é o Mato Grosso (73,2%). Assim como o Brasil, a taxa rondoniense entre as pretas é maior que entre as brancas e pardas. Enquanto 77,9% das pretas rondonienses nesta faixa etária já engravidaram, 67,9% das brancas já ficaram gestantes.
ANTICONCEPCIONAL
Sobre utilizar algum método para evitar a gravidez, 78,6% das rondonienses com idades entre 15 e 49 anos e que ainda menstruam declararam utilizar algum método contraceptivo, sendo que o mais utilizado é a laqueadura ou vasectomia do parceiro (40,5%).
OPERAÇÃO VERDE RONDÔNIA
Recebi banner e informações dos Bombeiros de Porto Velho sobre operação de combate a incêndios.
Dados da Operação Verde Rondônia 2021
Atualizado até 26 de agosto
- Início: 02 de agosto
- Previsão de término: 22 de outubro
- Área de atuação: 19 Municípios (15 com OBM + Nova Mamoré, Campo Novo, Cujubim e Alta Floresta).
Brigadas de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais - BPCIF
- Base 1: Dist. Nova Dimensão (Nova Mamoré)
- Base 2: Dist. União Bandeirantes (Porto Velho)
- Base 3: Dist. Vila Samuel (Candeias)
- Base 4: Cujubim
- Base 5: Campo Novo
- Base 6: *Em Remanejamento
- Base 7: Alta Floresta
Efetivo Diário:
- 135 BM (64 nas BPCIF + 71 Reforço Operacional)
- 20 PM do BPA
Viaturas:
- 29 vtr CBM
- 06 vtr BPA
- Ocorrências atendidas: 869 combates
Ações de Prevenção: 151 (Palestras, orientações em rádios, etc)
Autuações do BPA: 19
Multas Aplicadas: R$ 196.000,00
Instituições envolvidas na Operação:
- Gov. Federal (Ministério da Justiça e Segurança Pública – Operação Guardiões do Bioma)
- CBMRO
- SESDEC
- PMRO
- SEDAM
- SEDUC
- CENSIPAM
- PrevFogo (IBAMA)
- ICMBio
TV
Tem novidade na SIC TV, uma das afiliadas mais antigas da RECORD TV no Brasil. “Rolê Especial Verão” estreia sexta-feira, dentro do Programa Câmera Mais, uma revista eletrônica, há 14 anos no ar.
PROGRAMA
Rolê Verão mostra um dos hábitos mais comuns dos porto-velhenses: aproveitar um banho de rio para se refrescar na época mais quente do ano, conhecida como verão amazônico.
5 PROGRAMAS
A temporada de cinco episódios apresenta opções de balneários, lugares privativos e ainda um recorte de novos empreendimentos que oferecem café da manhã regional, todos próximos a Porto Velho.
EXPECTATIVA
Preparem os Guarda-chuvas. A Divisão de Meteorologia do Sistema de Proteção da Amazônia informa que a chuva tá de olho em nosso estado.
PROJEÇÃO
Na Capital e nas regiões do Vale Guaporé, Vale do Jamari e na região central do Estado há possibilidade de chuvas rápidas e isoladas no período da tarde e/ou noite.
AINDA SECO
Nas demais regiões rondonienses não há previsão de chuva. A umidade do ar permanece baixa, com índices abaixo de 30% em quase todo o Estado, o que é considerado, segundo a Organização Mundial de Saúde, estado de atenção.
HOMEOPATIA
Bom, mesmo que seja uma chuva homeopática já será muito bem-vinda. Pelo menos para refrescar e aliviar a insuportável cinza de todos os dias.