ESPAÇO ABERTO: Rondônia monitora nova cepa que já infectou três pessoas

ESPAÇO ABERTO: Rondônia monitora nova cepa que já infectou três pessoas

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

JÁ CHEGOU EM RONDÔNIA
 
O governo do estado, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), identificou na última semana, três pessoas infectadas com a nova variante B.1.621 da Colômbia, aqui no Estado. A cepa é uma preocupação para a Organização Mundial da Saúde (OMS).
 
TRATADOS
 
Segundo o Secretário Estadual de Saúde, Fernando Máximo, as três pessoas identificadas com o vírus já se recuperaram e não desenvolveram sintomas graves.
 
JUSTIFICATIVA
 
Máximo argumentou que o número de contaminação desta variante ainda é baixo em Rondônia, em razão à alta transmissão da P1, cepa do coronavírus identificada no Amazonas.
 
BÉLGICA
 
Na última semana, a equipe de virologia da  Universidade de Leuven, na Bélgica, anunciou a morte de sete pessoas que já estavam vacinadas, mas foram infectadas com a variante colombiana e morreram.
 
PERFIL
 
A idade das vítimas oscilava entre 80 e 90 anos e elas já tinham tomado a segunda dose da vacina. Até o momento, os cientistas não sabem se a cepa tem caráter mais transmissível ou não. 
 
AVALIAÇÃO
 
O secretário Fernando Máximo disse que o Estado vai ficar monitorando os casos. As informações foram passadas ontem, durante entrevista para o programa Conexão Rondônia, apresentado pelo jornalista Ivan Frazão.
 
 
ENERGISA
 
A empresa apresentou nesta segunda-feira, 09, na sede da Federação das Indústrias de Rondônia, balanço de investimentos de três anos de atuação no estado.
 
VALOR
 
Os valores seriam de R$ 1,7 bilhão investidos em expansão da rede elétrica, aumento de capacidade e segurança energética para fomentar o desenvolvimento.
 
GERAL
 
O diretor presidente da Energisa, André Theobald, destacou as ações desenvolvidas tanto para população como também o setor produtivo, entre eles as indústrias de frigoríficos, laticínios e de mineração. 
 
 
AJUDA
 
Theobaldi enfatizou que a Fiero foi um grande parceiro ao pontuar locais críticos que necessitavam de investimentos imediatos em rede de energia para alavancar a produção e gerar emprego e renda.
 
GARANTIA
 
O presidente da Energisa frisou que com as informações recebidas foi montado um plano de transformação da infraestrutura elétrica com objetivo de apoiar o desenvolvimento de Rondônia. “ O que podemos dizer é que ao final dessa etapa não faltará mais energia para quem quer investir no estado”, disse Theobald ao empresariado.
 
TODO ESTADO
 
De acordo com o diretor presidente da Energisa, nesses três anos, todos os 52 municípios de Rondônia receberam investimentos. O diretor técnico da empresa, Fabricio Sampaio, destacou quatro regiões: os municípios da BR-429, os distritos de Porto Velho, a região do Vale do Anari, e a região de Ariquemes, onde a Energisa acaba de entregar a subestação de Bom Futuro, viabilizando a retomada da produção mineral de cassiterita. 
 
NECESSIDADE
 
“São polos econômicos importantes, onde atendemos demandas antigas da indústria e do agronegócio”, disse Sampaio, que exibiu vídeos para ilustrar o impacto para o setor de mineração e para a indústria de laticínios. 
 
SOCIAL 
 
André Theobald também destacou investimentos em programas sociais, como a Tarifa Social de Energia Elétrica, a Tarifa Verde e o Programa de Eficiência Energética, que teria triplicado.
 
REGULARIZAÇÃO
 
Os investimentos também teriam atraído cerca de 60 mil novos clientes no mercado de energia elétrica, o que equivale a aproximadamente 200 mil pessoas. André afirma que a maioria das pessoas tinha energia de forma irregular e ruim, que não permitia nem a ligação de um forno de micro-ondas.
 
EXEMPLO
 
Um dos vídeos destacou a instalação de energia para uma senhora moradora do Ramal Maravilha. Por incrível que possa parecer, onde é praticamente dentro de Porto Velho, não havia luz elétrica na região.  
 
EXEMPLO 2 
 
Sobre isso vou pontuar duas coisas: a primeira é que não há nada excepcional para à Energisa levar uma rede até o outro lado do rio.
 
CONHECIMENTO
 
A empresa é gigante, privada, tem profissionais qualificados e essa é sua especialidade. Até chega ser desnecessário enaltecer qualidades em um Grupo com poder para investir 1 bi e 750 milhões de reais.
 
DESTAQUE
 
Aliás, não consegui com os colegas jornalistas e nem com o Governo do Estado outro exemplo de empresa que tenha injetado quantia parecida na economia de Rondônia.
 
DESTAQUE 2
 
É óbvio que isso é algo relevante. Quem dera se nosso estado conseguisse mais umas três ou quatro gigantes com potencial dessa natureza.
 
LUZ
 
Voltando para a moradora do ramal Maravilha, ela comemorou a chegada da energia. Nem podia ser diferente. A idosa mora no local desde 1990. O que chama atenção é a antiga Ceron não ter feito o básico.
 
LUZ 2
 
Mais bizarro que isso, é saber que antigos gestores, tanto da Ceron, como Governo e Prefeitura, nunca se deram ao trabalho de atender esse povo “esquecido” que vive praticamente dentro da capital.
 
AGRADECIMENTO
 
No vídeo - está na internet, nas redes sociais da empresa -, a senhora, um idosa de aparência sofrida pelo tempo, agradece à Energisa.
 
COMBINADO
 
Não é depoimento político, onde as pessoas são induzidas a elogiar. Ela abre o coração para agradecer um coisa tão simples, que faz muita diferença em sua vida.
 
BÁSICO
 
Esse tipo de situação é algo que a imprensa tem que “grudar” nos gestores que nem carrapato. Tem uma tropa de político que dá plantão no ramal Maravilha em época de eleição.
 
SOLUÇÃO
 
Pelo visto, parece que a situação dessa idosa e de outras tantas pessoas esquecidas nunca conseguiu sensibilizar um embusteiro, travestido de representante do povo, que tivesse dignidade para ajudar a dar dignidade a quem merece.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS