ESPAÇO ABERTO: Célula natural pode ser arma do organismo contra o coronavírus

Confira a coluna de Cícero Moura

ESPAÇO ABERTO: Célula natural pode ser arma do organismo contra o coronavírus

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

DESCOBERTA
 
Um estudo feito por cientistas suecos mostrou que pessoas que testaram negativo para a covid-19 apresentaram uma célula que tinha uma espécie de memória do novo coronavírus e sabia como combatê-lo. Isso aconteceu mesmo sem que elas estivessem produzindo anticorpos contra a doença.
 
COBAIAS
 
A pesquisa foi realizada com 206 pessoas com casos leves e severos de covid-19, outros que não foram expostos e familiares expostos ao vírus. Os resultados foram publicados na revista "Cell".
 
PODER DE COMBATE
 
As células, chamadas de linfócitos T, são capazes de eliminar o novo coronavírus por uma ação chamada de "citotóxica". "As células T de memória específicas para SARS-CoV-2 provavelmente serão críticas para a proteção imunológica de longo prazo contra covid-19", diz um trecho do estudo.
 
AINDA NÃO HAVIA CONHECIMENTO
 
Foi a primeira vez que pacientes que testaram negativo para a covid nos exames sorológicos (que avalia os anticorpos contra o vírus) apresentaram linfócitos T com a memória do SARS-CoV-2.
 
DEDUÇÃO
 
Os autores comemoraram o resultado dizendo que o estudo "sugere que a exposição natural ou infecção deve prevenir episódios recorrentes de covid-19", ao menos por um período de tempo.
 
ESTRATÉGIA
 
O servidor público Ramon Cujuí, pré-candidato do PT para a prefeitura,  prepara plataforma digital para discutir com os eleitores as medidas mais urgentes para Porto Velho.
 
SUGESTÕES
 
Cujuí esclarece que a intenção é elaborar o plano de governo com base nas necessidades que forem apresentadas pela população. Ele diz ainda que tem feitos reuniões frequentes e ainda não foi definido se haverá alianças com outros partidos.
 
AÇÃO IMEDIATA
 
Ramon Cujuí argumenta que Porto Velho necessita urgente de ação em três frentes. Mobilidade urbana, educação e reestruturação do sistema de saúde com foco na assistência básica.
 
SAÚDE
 
Cujuí diz que em 2012 havia 78 equipes de atendimento do programa Saúde da Família. Mauro Nazif teria entregado o cargo com um aumento de apenas 03 equipes sendo que a população aumentou no período. No governo de Hildon Chaves, segundo Ramon, o número de equipes caiu para 66. 
 
MAIS DADOS
 
Segundo o pré-candidato do PT, a cobertura atual no programa Saúde da Família é de 44% da população sendo que em 2012 a cobertura proporcional seria de 74%. Oito anos atrás Porto velho tinha 430 mil habitantes e hoje a população chega a quase 530 mil pessoas.
 
AMAZÔNIA + 21
 
Acontece hoje, quarta-feira, 19, o primeiro de uma série de encontros online preparatórios ao Fórum Mundial Amazônia +21, que acontecerá de 4 a 6 de
novembro deste ano, também de forma virtual.
 
SUSTENTABILIDADE
 
O fórum tem como objetivo estimular o desenvolvimento sustentável da região amazônica e é promovido pela Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), em conjunto com a Agência de Desenvolvimento de Porto Velho (ADPVH), e conta ainda com apoio da Confederação Nacional das Indústrias (CNI).
 
DEBATEDORES
 
Com o tema “Visão de Futuro, Oportunidades e Desafios para a Região Amazônica", este primeiro encontro contará com a participação do vice-presidente da República, Hamilton Mourão, que é o presidente do Conselho da Amazônia Legal. Com ele, participam o presidente da CNI, Robson Andrade, o presidente da FIERO e da ADPVH, Marcelo Thomé, e o prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves.
 
OUTROS ENCONTROS
 
Ainda antes do evento principal de novembro, serão realizados outros três debates prévios. No próximo dia 26, o tema a ser abordado é a “Cooperação Internacional, Fomento Público e Privado e Mecanismos de Alavancagem para o Desenvolvimento da Região Amazônica". Os próximos, acontecerão em 23 de setembro e 14 de outubro.
 
BENEFÍCIOS PARA A POPULAÇÃO
 
De acordo com o presidente da FIERO e da ADPVH, Marcelo Thomé, "o evento é uma grande oportunidade para construir soluções sustentáveis como forma de se promover a melhoria da qualidade de vida das pessoas que residem na região amazônica".
 
VÁRIAS FRENTES
 
Marcelo Thomé explica que o Amazônia +21 é organizado em quatro eixos temáticos interconectados: Negócios Sustentáveis, Ciência, Tecnologia e Inovação, Funding (captação de recursos financeiros para o investimento específico pré-acordado de uma empresa) e Cultura.
 
INTERAÇÃO
 
O Amazônia +21 é aberto para a participação popular. Para se inscrever, basta acessar o site https://amazonia21.org/. A inscrição é gratuita.
 
TAPETÃO
 
A professora Marcele Regina Pereira pode não ser nomeada reitora da Universidade Federal de Rondônia mesmo tendo o nome aprovado, em eleição, pela comunidade acadêmica.
 
LISTA
 
O Conselho Universitário (Consun) da Unir reunido de maneira virtual sob a presidência do atual reitor, Ari Miguel Teixeira Ott, formou, na segunda-feira, 17, a lista tríplice que será encaminhada ao Ministério da Educação para posterior nomeação pelo presidente da República do novo reitor Universidade.
 
OUTROS NOMES
 
A lista tríplice montada pela Unir ignorou os nomes eleitos pela consulta à comunidade acadêmica, que é usada como referência para dar uma aparência de democracia na escolha do reitor.
 
ESCOLHA
 
Participaram da eleição 44 conselheiros. E o resultado final da votação foi o seguinte: Marcele Regina Pereira, 28 votos; Cintia Cristina Moraes Mota, sete votos; Luís Fernando Novoa Garzon, seis votos. Esta será a lista tríplice que será enviada ao MEC.
 
MARCELE
 
Dos três primeiros colocados na escolha do Consun, apenas a professora Marcele participou da eleição em que toda a comunidade acadêmica votou.
 
SERIEDADE
 
O curioso nesse processo é o desdém em relação ao pleito entre os professores, que teve ampla divulgação, para não valer nada.
 
CONHECIMENTO
 
Além disso, qual seria a razão da universidade permitir uma disputa com ares democráticos e envolver a comunidade acadêmica, para que após o processo outras pessoas venham a ter a preferência na indicação. Depois, somente os políticos são mesquinhos.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS