RETORNO
A Azul informou que irá retomar as operações entre Campinas e Porto Velho, com frequência de duas vezes por semana a partir de 27 de junho. Atualmente só existe um voo em operação que tem sofrido muitas alterações por causa da pandemia.
Foto: Alison Rodrigues | Avião da Azul no Aeroporto Governador Jorge Teixeira em Porto Velho
SEM GARANTIAS
Para Cacoal, Ji-Paraná e Vilhena e empresa ainda não sabe quando voltará a operar. O problema é a falta de infraestrutura dos aeroportos dessas localidades. Antes da pandemia, os locais já vinham trazendo dificuldades para as operações e resultando em atrasos e cancelamentos constantes.
EQUIPAMENTOS
Entre os principais problemas, está a falta de equipamentos como o IFR, que permite a operação de pousos e decolagens por instrumentos, viabilizando operações no período noturno e aumentando de forma significativa as possiblidades de operar sob condições meteorológicas adversas.
BÁSICO
A companhia também reclama de coisas simples que são ignoradas pelo poder público. Um exemplo é a readequação das cercas que protegem o entorno do aeroporto, evitando trânsito de pessoas e animais.
OPERACIONAL
Os dois voos semanais para Viracopos, o maior centro de conexões da aérea no Brasil, conectarão os Clientes rondonienses a toda malha nacional e internacional da Azul. As operações serão realizadas por uma aeronave Airbus A320neo, com capacidade para até 174 Clientes.
EIS A NOVA ROTA
Campinas (VCP) – Porto Velho (PVH)
*NOVO MERCADO: a partir de 27 de junho*
|
Origem
|
Saída
|
Destino
|
Chegada
|
Frequência
|
Viracopos
|
22:45
|
Porto Velho
|
01:15
|
Sextas e Domingos
|
Porto Velho
|
02:20
|
Viracopos
|
06:50
|
Segundas e Sábados
|
OUTRO LADO
O Diretor do Departamento de Estradas de Rodagem ( DER), Erasmo Meireles de Sá, não respondeu as mensagens da coluna. Aliás, embora esteja na condição de servidor púlico que deve prestar esclarecimentos para a sociedade, responder mensagens não tem sido uma prática comum do comissionado Erasmo Meireles.
EPICOVID
Nos próximos dias 4, 5 e 6 de junho acontece em Porto Velho mais uma etapa da pesquisa Epicovid, realizada pelo Ibope, em parceria com a Universidade Federal de Pelotas e patrocinada pelo Ministério da Saúde. O objetivo é medir a prevalência do coronavírus e avaliar a velocidade de expansão da COVID-19 no país.
QUESTIONAMENTOS
As equipes de pesquisadores vão aplicar um questionário curto sobre questões de isolamento social e a realização do teste rápido. Nesta fase, 19 bairros da Capital serão visitados, sendo: Igarapé, Embratel, Mato Grosso, Caladinho, Eletronorte, Nova Porto Velho, Rio Madeira, Areal, Cohab Floresta, Três Marias, Teixeirão, Castanheira, Agenor de Carvalho, Pedrinhas, Olaria, Nacional, Tiradentes e Aponiã.
IDENTIFICAÇÃO
Segundo a enfermeira responsável pela ação em Porto Velho, Aline Ezaki, os pesquisadores farão as visitas em horários comerciais, estarão identificados com crachá, além da utilização de equipamentos de proteção individual.
DADOS IMPORTANTES
A pesquisa irá estimar a proporção de pessoas com anticorpos para a Covid-19, avaliar a velocidade de expansão da infecção; fornecer indicadores precisos para cálculos da letalidade e determinar o percentual de infecções assintomáticas ou subclínicas.
AGRO
Hoje à noite, o diretor superintendente do Sebrae em Rondônia, Daniel Pereira, apresenta às 19h30, o webinar - O Agro Brasileiro: Potencial, Desafios e Oportunidades.
ILUSTRE CONVIDADO
Daniel Pereira será o âncora da apresentação que terá como convidado de honra, Paulo Renato Herrmann presidente da John Deere do Brasil.
AGRONEGÓCIO
A John Deere é líder na fabricação de tratores e implementos agrícolas no Brasil com tecnologia de ponta, como ponto alto da inovação possui a plataforma John Deere Conecta que tem projeções de grande impacto no segmento.
CURRÍCULO
Paulo Renato possui uma notável carreira em empresas de grande porte nas áreas de vendas e marketing, planejamento estratégico e relações institucionais.
INICIATIVAS
Paulo Renato Herrmann atualmente lidera projetos de agricultura de baixa emissão de carbono, além de iniciativas que aumentam a eficiência produtiva da agricultura nos trópicos. A integração de diferentes sistemas de produção na mesma unidade produtiva – Integração Lavoura, Pecuária e Floresta (ILPF) – reúne parceiros para difundir essa tecnologia no Brasil.
CONFIRMADOS
O evento de logo mais vai ter as participações do presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae em Rondônia, Hélio Dias, que preside a Faperon, Marcelo Thomé presidente da Fiero e de Evandro Padovani, secretário de estado da agricultura de Rondônia. Para se inscrever basta acessar a loja do sebrae: www.sebrae.ro/loja.
NOVOS LEITOS
O Grupo Rovema está ajudando na reforma do Centro de Reabilitação de Rondônia, localizado no bairro Mariana, na zona leste da capital. Ao todo, serão 33 novos leitos para atender pacientes em estado grave afetados pelo coronavírus.
PARCERIAS
O trabalho envolve parte elétrica, banheiros, hidráulica e instalação de ar-condicionado. A reforma também tem o apoio de outras empresas privadas que auxiliam com tintas, materiais para higiene e álcool em gel.
INCERTEZA
Para Adélio Barofaldi, diretor do Grupo Rovena, o momento é de unir forças para buscar alternativas de garantir mais leitos e respiradores para quem precisa. “ Nós não sabemos quem ou quantas pessoas vão precisar, por isso estamos fazendo tudo que está ao nosso alcance para ajudar.”, afirma Adélio.
NO FIM DE SEMANA
Os novos leitos inicialmente serão para enfermaria, mas devem se tornar leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A entrega do hospital de campanha deve acontecer até o final dessa semana para o Governo do Estado.
MAIS LEITOS
Daqui a pouco, às 10 horas, o presidente da Assembleia Legislativa e o diretor do Hospital de Amor da Amazônia, Jean Negreiros, concedem entrevista coletiva para apresentar leitos de UTI alugados com recursos da Casa de Leis para ajudar o Estado no enfrentamento ao Coronavírus. A coletiva acontece no Hospital de Amor da Amazônia, na BR-364.