FACULDADE DA PREFEITURA: Programa criado por Professora Fatinha muda realidade de estudantes

Quando foi secretária municipal de Educação na Administração do Partido dos Trabalhadores, período em que muitos jovens tiveram a chance de fazer um curso superior

FACULDADE DA PREFEITURA: Programa criado por Professora Fatinha muda realidade de estudantes

Foto: assessoria

Esse ano 415 vagas no ensino superior foram ofertadas pela administração municipal de Porto Velho, através do programa Faculdade da Prefeitura. Desse total, 17 vagas foram para o curso de medicina e as demais distribuídas entre os outros cursos, como jornalismo, direito, ciências contábeis, medicina veterinária, engenharia civil, engenharia elétrica e odontologia.
 
A criação desse programa se deu quando a Secretaria Municipal de Educação (Semed) estava sob o comando da Professora Fatinha. Ela, nas salas de aula, conheceu as dificuldades de muitos jovens e famílias que, por falta de oportunidades, embora brilhantes estudantes, eram obrigados a largar os estudos ou, mesmo terminando, não conseguiam avançar para o nível superior devido às necessidades financeiras.
 
Foi sensibilizada com essa realidade e sabendo que era possível mudar a vida desses estudantes e de seus parentes que Professora Fatinha, candidata a vereadora nas eleições desse ano, decidiu colocar em prática um programa educacional que proporcionasse às pessoas mais carentes a chance de ter uma profissão de nível superior.
 
“Eu e minha equipe na época idealizamos o ‘Faculdade da Prefeitura’ tendo como público alvo os jovens de baixa renda e que tivessem feito o Enem e que não fossem portadores de diploma de nível superior. Além disso, deveriam ter cursado ensino médio completo em escola pública ou ter sido bolsista integral em instituições privadas de educação, ser morador de Porto Velho no mínimo há cinco anos e ter renda familiar mensal de até três salários mínimos ou renda mensal per capita de até um salário mínimo”, explicou Professora Fatinha.
 
 
Educação
 
Ela disse que  sempre foi uma amante da educação e que pretende ser a voz dos trabalhadores da área e da população dentro da Câmara de Vereadores de Porto Velho. Professora Fatinha acredita que são necessárias vozes fortes, firmes e que conheçam desse tão importante tema para que algo seja mudado em nossa cidade.
 
“Porto Velho é um município com algumas peculiaridades, como a distância dos distritos e de outras localidades que exigem uma logística mais complexa. Isso faz com que também pensemos a educação de nossa população de forma diferente e mais responsável. Quero ter um mandato de vereadora conversando com as comunidades para cobrarmos da administração municipal com base na realidade dos moradores. Para isso, conto com o apoio da população”, finalizou.
Direito ao esquecimento
Onde você se posiciona dentro do espectro político?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS