ELEIÇÕES 2024: Profª Raquel anuncia pré-candidatura a vereadora em Porto velho

A decisão de participar do pleito foi motivada por ser vítima de perseguição e para ampliar os serviços que desenvolve em assistência social

ELEIÇÕES 2024: Profª Raquel anuncia pré-candidatura a vereadora em Porto velho

Foto: Divulgação

Com vasta experiência como defensora dos direitos das mulheres e atuações pela cidadania, a Professora Raquel Silva Santos aceitou o desafio de disputar uma vaga na Câmara de Vereadores de Porto Velho. Ela também possui habilidades como mediadora de conflitos, através de experiências práticas em catástrofe da natureza, pandemia, além vivências no dia a dia com públicos mais difíceis como pessoas em drogadição (drogas e álcool) e em presídios.

 

Filiada ao Partido Progressista (PP), a Profª Raquel foi convencida a disputar as eleições municipais por conta das dificuldades encontradas para conseguir recursos públicos para manter o Instituto Candelária de Porto Velho/RO (ICPV/RO) uma associação de direito privado e de utilidade pública que atua em várias frentes de serviços, principalmente na recuperação de vidas ajudando dependentes químicos a vencerem os vícios. “Sempre foi louca por salvar e resgatar vidas”, enfatizou.

 

Outra motivação para buscar uma vaga como vereadora de Porto Velho é que foi vítima de assédio pelo titular da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e por fazer a denúncia foi duramente perseguida, sofrendo violência emocional e psicológica a ponto de necessitar de apoio para a garantia de vida e tratamentos. “Senti na pele o que é ser uma mulher assediada, perseguida e ameaçada e agora, mais do antes, o meu desejo é ampliar as ações de defesa das mulheres vítimas de qualquer forma de violência”, desabafou.

 

A Profª Raquel é Pedagoga, Sexóloga, Gestora Pública e Assistente Social. Possui Mestrado em Ciências da Educação/Mercosul, e, Doutoramento em Psicopedagogia / Espanha e Ciências da Educação – Mercosul. Com atuação pedagógica em Vilhena e Porto Velho, adquiriu vasta experiência como mediadora de conflitos através de experiências práticas em catástrofe da natureza e na pandemia.

 

CONSELHO ESTADUAL DA MULHER

 

Durante o período em que foi presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDM/RO) se destacou como defensora dos direitos das mulheres em Rondônia por mérito teve o seu nome indicado pelo movimento civil no Brasil, através do Conselho Nacional de Políticas Públicas para as Mulheres (CNPM) para assumir a Secretaria Nacional de Políticas Públicas de Mulheres (SNPM/Brasília–DF). Na época, Rondônia foi considerado o estado mais atuante nas questões de defesa dos direitos das mulheres no Brasil (2017 e 2018). Foi reconhecida nacionalmente pela forte atuação no Combate à Violência praticada contra a mulher. “Por diversas vezes coloquei minha vida em risco em defesa de mulheres que estavam sob ameaça com filhos pequenos e sem qualquer direcionamento e apoio”, relembrou a Profª Raquel.

 

ENCHENTE DO RIO MADEIRA

 

Em 2014, quando aconteceu a cheia histórica do rio Madeira, trabalhou integralmente no resgate de pessoas alagadas priorizando salvar vidas. Buscou acolhimento e apoio para que os atingidos pudessem ter dignidade em meio á grande tragédia natural que afetou uma dezena de bairros em Porto Velho e as populações tradicionais ribeirinhas em todo o Baixo Rio Madeira.

 

Diretora da Escola dos Presídios

 

Como diretora da Escola Madeira-Mamoré, a Profª Raquel buscou fazer com que a Educação no Sistema Prisional do Estado de Rondônia, fosse referência para os demais estados brasileiros. Realizou projetos educativos nas unidades prisionais: Aruana, 603, 470, Urso Branco, Vale Do Guaporé, Ênio Pinheiro, Urso Panda e PENFEM. Conforme relatou, o desenvolvimento de atividades educativas com a população carcerária foi um importante desafio para garantir cidadania e incentivar a ressocialização através da educação.

 

Instituto Candelária de Porto Velho (ICPV/RO)

 

Como presidente fundadora do Instituto Candelária de Porto Velho (ICPV-RO) desenvolveu diversas frentes de serviços de assistência social beneficiando idosos, mulheres, população carcerária e muitas outras pessoas da capital e distritos que tem dificuldades para ter acesso aos serviços e benefícios da assistência social. São diversos cursos profissionalizantes que ajudam na composição de renda familiar e economia sustentável.

O Instituto Candelária de Porto Velho também atua na recuperação de vidas mantendo unidade terapêutica com amplo trabalho de recuperação de dependentes químicos. “É um trabalho diferenciado e alto custo que ajuda no reestabelecimento de pessoas dependentes químicos para que possam regressar às famílias completamente limpos e transformados”, ressaltou.

 

Como vereadora, a Profª Raquel pretende desenvolver projetos e ações que possam consolidar políticas públicas em favor das populações mais vulneráveis. “Atualmente temos ampla parceria com instituições públicas do Poder Judiciário, do Controle Externo, SESC e empresas privadas que ajudam na manutenção do ICPV/RO e como vereador entendo que será possível pleitear emendas e recursos para ampliar a cobertura de atendimentos à população”, afirmou.

Direito ao esquecimento
Como você avalia a gestão do prefeito Armando em Seringueiras?
Qual pré-candidato à Prefeitura de Ouro Preto do Oeste tem sua preferência?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS