Investir na agricultura, promovendo a qualificação do homem do campo para garantir emprego e renda em nossa cidade, está entre as metas do candidato a prefeito de Porto Velho Vinícius Miguel, pela coligação “Porto Velho em Boas Mãos!”, Cidadania.
Para o candidato, a educação no campo é o primeiro passo para garantir uma agricultura fortificada. “É importante investir na educação e formação continuada para fortalecer a agricultura, dando oportunidade de educação ao homem do campo e a aquisição de novos conhecimentos e técnicas que podem ser aplicadas para o desenvolvimento desta importante atividade para a economia da nossa cidade”.
A qualificação da mão de obra utilizada na agricultura, aliada ao uso de novas tecnologias que agreguem valor ao produto de origem, deve impulsionar e fortalecer o setor em Porto Velho.
De acordo com Vinícius Miguel, todos os produtos do campo podem ter um valor agregado ao beneficiar a matéria prima e transformar em produtos comerciais. “Um exemplo, são os produtores de leite que vendem o produto por um valor mais baixo. Se esse leite fosse beneficiado, transformado em iogurte, queijo, manteiga, o produtor poderia alcançar maior lucratividade e gerar mais emprego na região. O que pode acontecer, também, com as frutas sendo transformadas em doces, geleias, compotas. Temos vários produtos na nossa região que podem ser beneficiados, o que falta é incentivo por parte do poder publico”.
Mas mudar essa realidade é possível, por meio de apoio e capacitações para o homem do campo, mudando a forma de pensar e produzir, oferecendo técnicas e tecnologias aos agricultores da Capital. “E é assim que pretendemos fortalecer o trabalho no campo, aumentado a lucratividade e a renda do trabalhador”.
Mas para que o produto saía das propriedades rurais e cheguem à mesa do consumidor, é indispensável a boa trafegabilidade, com vias de escoamento que ofereçam segurança e agilidade no transporte. “E é ai que o prefeito também pode e deve atuar, cobrando dos órgãos responsáveis, como os governos estadual e federal, o recapeamento e manutenção constante das estradas vicinais e rodovias para um escoamento de produção sem desperdício ou riscos ao produtor”.
DIA DO AGRICULTOR
Vinícius Miguel encerrou sua fala em defesa do fortalecimento da agricultura, tão importante para a economia local e para garantir produtos de qualidade na mesa do consumidor, destacando a data comemorativa, neste 17 de outubro, em alusão ao Dia da Agricultura.
Texto: Da assessoria