MEDO REAL: Série documental apresenta histórias reais de assombrações – Por Marcos Souza

Neste mês de outubro, período de Halloween, é um ótimo programa para assistir com a sala cheia, luz apagada e som alto

MEDO REAL: Série documental apresenta histórias reais de assombrações – Por Marcos Souza

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
0 pessoas reagiram a isso.
Estreou na Netflix uma série documental que apresenta duas histórias sobrenaturais baseadas em fatos reais: MEDO REAL ('True Haunting' o título é sui generis), produzida pelo mestre dos filmes de terror James Wan, o mesmo do primeiro 'Jogos Mortais' (2004), 'Sobrenatural' (2010) e dos dois primeiros 'Invocação do Mal' (2013/2016). Trata se, portanto, de uma série com respaldo técnico e de qualidade, sob a supervisão de um diretor especialista no gênero terror.
 
Só que Wan agora segue duas histórias reais em formato de documentário com dramatização pois apresenta depoimentos das pessoas que de fato viveram as situações tenebrosas, utilizando atores para representar o que elas vivenciaram.
 
São cinco episódios, com média de 35 a 40 minutos cada um, sendo a primeira história dividida em três e a segunda em dois episódios. Neste mês de outubro, período de Halloween, é um ótimo programa para assistir com a sala cheia, luz apagada e som alto.
 
Medo Real traz uma frase final que serve como observação ou mesmo um epílogo disfarçado bastante significativa em sua conclusão, e que deixa claro, para quem não acredita em assombrações:
 
ESTA SÉRIE EXPLORA JORNADAS E EXPERIÊNCIAS PESSOAIS. CERTOS DETALHES SÃO SUBJETIVOS E NÃO PODEM SER VERIFICADOS OU REFUTADOS.
 
Dito isso, a primeira história, 'Eerie Hall', concentra se em um relato dramático e de horror ambientado na década de 1980, quando um jovem, Chris Di Cesare, entra na faculdade e demonstra propensão para o atletismo, pois é apaixonado por corridas longas treinando em um bosque próximo ao centro acadêmico.
 
Formalizando uma amizade com três colegas de quarto que também prestam depoimentos para acentuar e dar embasamento real ao que o jovem vivenciou durante um período de meses, Chris passa a ser confrontado por uma misteriosa figura que o assombra no quarto quando está sozinho, ou em alguns pontos do prédio da faculdade.
 
De início, apenas ele sente a presença, levando o a acreditar que está passando por alguma crise psicológica. Mas, a partir do momento em que alguns de seus amigos principalmente uma amiga muito próxima passam a perceber essa presença sobrenatural, Chris mergulha em um processo de perturbação mental que afeta seus estudos, suas amizades e o faz questionar a própria sanidade.
Após a intervenção de um padre e a chegada do pai, que vem ajudá lo a superar a crise, o rapaz começa a encontrar pistas misteriosas sobre a identidade da figura assombrosa, contando com a ajuda essencial dos amigos para desvendar o mistério.
 
No terceiro episódio ocorre o clímax, com a revelação da origem da assombração. Vale ressaltar, contudo, os depoimentos que intercalam as cenas dramatizadas: como são prestados pelas pessoas reais que viveram o drama, muitos lembram momentos de pavor, ainda sentem medo ou se arrepiam ao reviver aquelas experiências. Nesse segmento, são exibidas fotos reais e imagens de todos os envolvidos, o que reforça o aspecto documental da produção.
 
A segunda história, 'This House Murdered Me' (algo como 'Esta Casa Me Matou'), apresenta a clássica narrativa da casa assombrada. Nela, um casal com dois filhos a família Miller compra uma bela casa no estilo vitoriano, localizada em uma área afastada da cidade de Salt Lake City, no estado de Utah. Eles decidem se mudar após passarem por uma situação tensa no condomínio onde moravam anteriormente.
 
Nessa nova morada, eles descobrem que a casa foi construída há muito tempo e recebem apenas a informação de que a família que a ergueu era de mórmons. Algumas coisas chamam a atenção do pai, especialmente quando percebe que a velha caldeira no porão não funciona, mas, misteriosamente, o sistema de encanamento emite barulhos estranhos durante a noite.
 
O filho mais novo tem um amigo invisível chamado Benjamin, que parece ter vida própria, pois acontecimentos estranhos passam a ocorrer no quarto do menino à noite principalmente envolvendo um antigo armário que parece ganhar vida nas madrugadas.
 
Os depoimentos são feitos pelo casal, que narra em detalhes as situações sobrenaturais que parecem se manifestar naquela casa: barulhos inconvenientes, sombras que se movem, um cômodo que exala cheiros estranhos e a sensação constante de uma presença à espreita no entorno da propriedade.
Para agravar a situação, a mulher, a fim de ajudar a pagar a casa, começa a trabalhar à noite como atendente em um clube privê de encontros sexuais. Ela relata que foi um período extremamente difícil, pois deixava os filhos sob os cuidados do marido e só retornava pela manhã. Além disso, por considerar o trabalho pecaminoso, temia atrair entidades malignas para dentro de casa.
 
Justamente nesse período, a presença sombria e sobrenatural intensifica se, afetando principalmente as crianças. Quando a avó decide passar a noite na casa para ajudar os netos a dormir, uma experiência aterrorizante a faz questionar o casal sobre a compra do imóvel e sobre a necessidade urgente de proteger a família.
 
A situação torna se tão insustentável que o casal chega a recorrer aos famosos investigadores de atividades paranormais, Ed e Lorraine Warren, mas a ajuda deles se mostra limitada diante da gravidade dos eventos.
 
Alternando os depoimentos dramáticos com a reconstrução das sequências de pavor vividas pela família, a série mostra em detalhes o sofrimento dos personagens e como o local guarda um segredo tenebroso. Nos relatos do casal, fica evidente a presença de uma força maligna e o modo como ela passa a destruir a todos.
 
A resolução dessa história real é mais significativa que a primeira, notável pela sua revelação chocante e pela forma como conduz o espectador até o desfecho.
 
Medo Real é uma ótima opção de entretenimento, combinando suspense, dramatização e relatos autênticos. A Netflix, inclusive, não descarta a produção de uma nova temporada, com outras dramatizações baseadas em fatos reais.
 
Lembrando: se for maratonar essa série, assista à noite e no escuro melhor sensação não há.

Galeria de Fotos da Notícia

MEDO REAL: Série documental apresenta histórias reais de assombrações – Por Marcos Souza

MEDO REAL: Série documental apresenta histórias reais de assombrações – Por Marcos Souza

MEDO REAL: Série documental apresenta histórias reais de assombrações – Por Marcos Souza

MEDO REAL: Série documental apresenta histórias reais de assombrações – Por Marcos Souza

Direito ao esquecimento

Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
A Prefeitura de Porto Velho deve investir mais em arborização?
Como você vai comemorar as festas de fim de ano?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

LCF CONSTRUÇÃO LTDA

Por Editoria

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS