Foto: Rádio Farol
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Criada em 1997, a Agremiação Folclórica Rádio Farol é uma das mais tradicionais do estado de Rondônia e acumula 14 títulos no Arraial Flor do Maracujá. Em 2025, a quadrilha promete surpreender mais uma vez o público com o tema “Amazônia”, levando para a arena do Parque dos Tanques um espetáculo de cores, ritmos e resistência cultural.
O Arraial Flor do Maracujá chega a sua 41ª edição, e será realizado entre os dias 1º e 10 de agosto, em Porto Velho. O evento é promovido pelo governo de Rondônia, por meio da Secretaria da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), e reúne as manifestações folclóricas do estado.
História e trajetória
Com 100 brincantes, 13 membros na diretoria e 20 coordenadores, a Rádio Farol mantém uma rotina intensa de preparação. Os ensaios acontecem de segunda a quinta-feira, às 22h, na quadra do Centro Cultural da agremiação, localizada na Rua Jamary, bairro Pedrinhas, na Capital. Todo o espetáculo da quadrilha adulta é assinado pela idealizadora e coreógrafa, Luciane Lopes Ferreira.
Segundo o presidente da agremiação, Rei Silva, mais que uma quadrilha, a Rádio Farol é um projeto social ativo durante todo o ano. “A Rádio Farol é a minha vida. Já perdi muitas coisas, mas nunca vou deixar minha quadrilha. Ela é tudo para mim. A nossa sede está sempre de portas abertas para ações sociais como o Dia das Mães, Dia das Crianças e Natal. É um trabalho que fazemos com amor e responsabilidade”, destacou.
A história da Rádio Farol também é marcada pela dedicação do atual presidente de honra, Severino Silva Castro, figura emblemática na fundação e fortalecimento da agremiação ao longo das décadas. “Severino é um pilar para todos nós, uma referência de luta e paixão pela cultura popular”, acrescentou o presidente da agremiação.
Rádio Farol Mirim
Seguindo os passos da agremiação principal, a Rádio Farol Mirim também é destaque no cenário junino. Com 14 títulos em sua trajetória, reúne 70 brincantes e 15 coordenadores. Os ensaios da mirim acontecem todos os dias da semana, às 19h, no mesmo Centro Cultural. A montagem coreográfica é assinada por Hethon Silva, responsável por conduzir os pequenos brincantes com criatividade, disciplina e entusiasmo.
Neste ano, a versão mirim da quadrilha promete encantar o público com o tema “Circo”, apresentando um espetáculo lúdico e nostálgico que levará crianças e adultos a uma verdadeira viagem no tempo.
Fonte: Secom GovRO
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!