Mais de 400kg de alimentos foram arrecadados durante o Concerto ‘Universos Musicais, em novembro, no Teatro Estadual Palácio das Artes
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Os alimentos foram arrecadados durante o Concerto ‘Universos Musicais’, realizado em novembro pela Orquestra Villa-Lobos, no Teatro Estadual Palácio das Artes. A entrega dos alimentos ocorreu no sábado (21/12), beneficiando 40 famílias carentes no bairro Planalto e na zona Leste de Porto Velho.
Além de proporcionar alegria aos moradores durante o período natalino, a ação solidária teve como objetivo aproximar a orquestra da comunidade. O trabalho social contou com a ajuda de parceiros institucionais e, principalmente, da sociedade civil, que entende o propósito da iniciativa e colabora com as ações.
“O nosso projeto é sociocultural, ou seja, além de difundir a música orquestral em nosso estado, o lado social é muito importante para nós. Temos a visão de ajudar as pessoas em situação de vulnerabilidade social”, destacou a presidente do Instituto Villa-Lobos de Porto Velho, Marina Prestes.
“Fizemos questão dos músicos entregarem os alimentos diretamente para as pessoas mais necessitadas, gerando, assim, uma empatia entre os nossos músicos e a comunidade, isto gera um sentimento de gratidão e reconhecimento de seu trabalho”, acrescentou Marina.
A Orquestra Villa-lobos de Porto Velho busca divulgar a música instrumental por meio de concertos com ingressos gratuitos. O projeto disponibiliza bolsas de incentivo aos músicos e bolsas estudo aos novos talentos.
Durante as apresentações oficiais, a orquestra convida a população a doar 1kg de alimento não perecível. A doação não é condição obrigatória para acompanhar os concertos, mas, de acordo com Marina Prestes, os expectadores sempre fazem questão de doar e exercer a solidariedade.
“O nosso público já está acostumado a doar os alimentos nos concertos. Isso gera um círculo de solidariedade e compromisso da comunidade juntamente com o nosso projeto, fazendo o bem não importa a quem”, disse Marina.
Em 2025, a Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho continuará com o propósito de oportunizar o ensino da música à comunidade e realizar ações de amparo social às famílias carentes. A orquestra agradece aos colaboradores e patrocinadores do projeto.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!