O evento, realizado em Guajará-Mirim, é promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel)
Foto: www.suellensantos.fot.br
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O Duelo da Fronteira é uma celebração da identidade cultural da região de Guajará-Mirim criado em 1995. Divididos entre o vermelho e branco, que representam a Flor do Campo, e azul e branco, simbolizando o Malhadinho, os bois-bumbás trazem à tona as ricas narrativas do folclore amazônico, encantando o público com suas apresentações dramáticas e coloridas.
Os temas envolvidos pelas duas agremiações refletem a diversidade e a riqueza do folclore brasileiro, abordando lendas, histórias e personagens que são símbolos da Amazônia. Durante os dias de festa, os visitantes poderão vivenciar apresentações artísticas, danças folclóricas, além de saborear a gastronomia local.
O evento é realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), e conta com o apoio da Prefeitura de Guajará-Mirim e Associação Cultural Waraji (ACW). Desde 21 de setembro de 2023 o Duelo da Fronteira a ser oficialmente patrimônio cultural de natureza imaterial.
O presidente do Boi-Bumbá Flor do Campo, Ricardo Maia, ressaltou o fomento à economia com a realização do evento. “A expectativa para o Duelo na Fronteira é alta. O Festival está se consolidando como um dos maiores eventos culturais da região, atraindo turistas, implementando a economia e promovendo a valorização das tradições folclóricas.”
Jà a presidente do boi-bumbá Malhadinho, Camila Miranda, afirmou que este festival é muito mais que uma competição, "é um momento de união da nossa cultura local, que movimenta a economia, atrai turistas e reforça o orgulho dos guajaramirenses. "Cada apresentação representa a nossa história, e estamos prontos para mostrar a força e tradição do Boi Malhadinho. Será um espetáculo inesquecível.”
Fonte: Governo de RO
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!