Evento iniciou na segunda-feira,21, no campus PVH Calama e encerra na sexta-feira,25, com ampla programação cultural
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O evento reúne uma diversidade de artistas locais e manifestações culturais que dialogam com temas relacionados ao meio ambiente, além de trazer a produção científica e artística dos povos e das comunidades tradicionais.
Entre os objetivos do Festival, de acordo com o Ifro, estão a promoção e a conscientização ambiental: fomentar a compreensão e a conscientização sobre questões ambientais através da arte e da cultura, incentivando práticas sustentáveis e a preservação do meio ambiente.
E ainda integrar arte e educação ambiental: explorar como as expressões artísticas e culturais podem ser utilizadas para transmitir mensagens sobre a importância da conservação ambiental e incentivar mudanças comportamentais positivas.
E, por fim, fomentar o engajamento da comunidade acadêmica: estimular a participação ativa da comunidade em atividades que combinem arte, cultura e educação ambiental, criando um espaço para discussão e ação sobre temas ambientais.
Programação
Quarta-feira, 23/10
Das 8 às 12 horas: Mesa 3 (auditório): “Agricultura familiar diante das mudanças climáticas. justiça climática pra quem?”; e minicurso (Laboratório 4): “Canva, arte e divulgação”.
Das 13h30 às 17h30: Minicurso: “Educomunicação socioambiental para cidadaneAR”.
A partir das 17 Horas (Escadarias): Apresentação musical com a banda Beradelia.
Quinta-feira,24/10
A partir das 8h (auditório): Mesa 4: “O papel da literatura na sociedade”.
Das 13h30 às 17h30 (miniauditório): Minicurso: “Escrita Poética e Imagem”.
A partir das 17 h (escadaria) apresentação musical com MC Geno, Ney Mura e Txepo Suruí.
Sexta-feira, 25/10
Das 8 às 12h (auditório): Aula de Campo: Desenho Urbano e Saúde Mental (turma 1)
Das 13h30 às 13h3o (auditório): Desenho Urbano e Saúde Mental ( turma2)
Às 17 horas(escadarias): apresentação musical Banda Caiariver e Sarau Rimas, Ventos, Velas e Poesias.
Das 19h30 às 21 horas, no auditório, show de encerramento com o Cantor Écio Duarte, de Goiânia.
Programação 1º e 2º dia
Dia 21: Mesa redonda “Cultura, identidade e meio ambiente: a influência dos modos de vidas de povos tradicionais para a preservação da Amazônia”. À tarde, das 14 às 17 horas, (miniauditório) Cine educação ambiental: apresentação do filme “O Território”, e roda de conversa com elenco e direção do filme. Das 17 às 19 horas (escadaria) teve apresentação Musical com Marcela Bonfim e Amazônia Negra.
Dia 22/10, Palestra: “Literatura e Filosofias indígenas e africanas: redescobrindo identidades”. No período vespertino, 13h30 às 17 horas (auditório), é a vez da Oficina: “Bateria de escola de samba, como funciona?”. E no fim de tarde, das 17 às 19 horas (escadaria): apresentação musical de samba com Ernesto Melo, o poeta da cidade.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!