O encontro inclui palestras com renomados especialistas na língua italiana, apresentações culturais e cilinária típica
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O VI Encontro dos Professores e Alunos de Língua e Cultura Italiana do Cicol (Centro de Cultura Italiana de Colorado do Oeste) acontece neste feriado de 7 de Setembro (Quinta-feira) para celebrar a riqueza da cultura italiana, reencontrar amigos e estabelecer novas conexões em torno da língua italiana. A iniciativa é dos professores Marines Tiegs, Sueli Santana Magalhães e outros entusiastas. As inscrições já forma encerradas.
O evento, que conta com o apoio da comunidade local e de entidades italianas, será realizado na sala magna do Sicoob Centro, em Vilhena, das 8h às 18h, com direito a intervalos para alimentação e networking.Ao todo, são esperadas cerca de 70 pessoas, incluindo professores formados, alunos do Ifro e do Cicol, e até mesmo aqueles que buscam a dupla cidadania italiana.
O objetivo do evento é resgatar e fortalecer o interesse pela língua italiana na região do Cone Sul do estado. A professora Marines Tiegs, que também trabalha no Instituto Federal de Rondônia (Ifro), compartilhou sua motivação: "A ideia surgiu, na verdade, de mim e da professora Sueli, na vontade de resgatar os companheiros que têm conhecimento e que poderiam estar contribuindo."
Programação
A programação do encontro é diversificada e repleta de atrações, incluindo palestras de renomados especialistas na língua italiana, apresentações culturais, cilinária típica servidas no local e muito mais. Entre os destaques, está a participação de Monica Faggionato, diretora escolar do Consulado Geral da Itália em São Paulo, que abordará a promoção da língua e cultura italiana na circunscrição consular.
O encontro, originalmente planejado para reunir professores de italiano, evoluiu para incluir não apenas educadores, mas também alunos e entusiastas da língua italiana. "O propósito do encontro é o reencontro, é rever pessoas que a gente não vê há quase 20 anos", comentou Marines Tiegs, destacando a importância desse momento de união em torno do italiano.
Homenagem póstuma
Durante a atividade, os organizadores prestarão homenagem póstuma a Alessandro Dorazio, vice-cônsul da Itália no Brasil, que desempenhou um papel fundamental na introdução do italiano em Colorado do Oeste e em toda Rondônia. Outro homenageado no evento será o professor Nazarenno Guerrinni, responsável pela formação de professores de língua italiana no Estado, e muito querido por todos.
Fonte: Professora Marines Tiegs
Texto base - Dejanir Haverroth
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!