Departamento de Artes oferece Curso de Introdução à Poesia Concreta Brasileira
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O Grupo de Estudos em Arte Construtiva e Poéticas Intersemióticas (Acinte), vinculado ao Departamento Acadêmico de Artes (DArtes) da UNIR, ofertará, a patir de agosto, o minicurso de extensão Introdução à Poesia Concreta Brasileira, coordenado e ministrado pelo professor Felipe Paros (DArtes-UNIR).
As inscrições para participar das atividades estarão abertas no período de 24 de julho a 2 de agosto e devem ser feitas pelo e-mail acinteinscricoes@gmail.com. Ao todo, o curso terá 10 encontros em ambiente virtual, aos sábados, das 15h às 17h, e haverá certificação para os participantes.
Durante os encontros, a poesia concreta brasileira será apresentada, discutida e analisada entre os participantes da atividade. Serão abordados temas como os antecedentes históricos do seu surgimento (na década de 1950), o ambiente cultural e artístico do Brasil nos anos 50, os fundamentos teóricos por trás dos poemas, as publicações históricas que os veicularam, a sua inevitável influência internacional e os seus desdobramentos dentro do país dos anos 70 em diante.
Poesia concreta
concebida e desenvolvida no Brasil durante os anos 50 e 60, a poesia concreta é uma contribuição brasileira verdadeiramente original ao cenário cultural e artístico mundial. Buscando recuperar tanto o legado de radicalidade poética do primeiro modernismo brasileiro, quanto o de criadores como o francês Stéphane Mallarmé, o irlandês James Joyce e o estadunidense Ezra Pound (mas também responder às transformações econômicas e tecnológicas sofridas pelo Brasil no pós-guerra), os poetas concretos originais (Augusto de Campos, Haroldo de Campos e Décio Pignatari) propuseram uma nova forma de pensar e compor poemas: o poeta não seria mais um bardo cantando suas dores, mas sim um designer de linguagem, valendo-se dos aspectos verbais, sonoros e visográficos das palavras.
Felipe Paros
É mestre e doutor em Artes pela Unesp. Especialista em Linguagens das Artes pela USP. Tem experiência na área de Artes Visuais, com ênfase em História da Arte, atuando principalmente nos seguintes temas: Vanguardas Construtivas e Conceituais, Periódicos de Vanguarda, Poesia Visual, Intersemiótica e Experimental no Brasil. É membro do Grupo de Pesquisa Arte Construtiva e Poéticas da Visualidade (UNESP-SP) e líder do Acinte - Grupo de Estudos em Arte Construtiva e Poéticas Intersemióticas (UNIR-RO).
Encontros
05.08 – Antecedentes Históricos 1 (da antiguidade ao barroco)
12.08 – Antecedentes Históricos 2 (as vanguardas europeias)
02.09 – O cenário cultural e artístico brasileiro nos anos 50
09.09 – Mallarmé, Pound, Joyce: o paideuma concreto
16.09 – Sobre o plano piloto para a poesia concreta
23.09 – Revista Noigandres e a Fase Ortodoxa/Heroica
30.09– Revista Invenção e a abertura para outras experiências
07.10– Dissidências: neoconcretismo e poema processo
14.10 – Influência Internacional: o caso da Poesia Experimental Portuguesa
28.10 – Desdobramentos: as Revistas de Invenção (o caso “Artéria”)
UNIR
Centro - Av. Presidente Dutra, 2965
Porto Velho - RO
Telefone: 69 2182-2000
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!