Manhã lírica é um projeto desenvolvido pelo tenor Marcos Grutzmacher e pela soprano Gabriela Harumi, ambos de Porto Velho, com o objetivo de divulgar o canto erudito para a população local
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Os idealizadores do projeto Manhã Lírica, de Porto Velho,RO, buscam recursos por meio de vaquinha online para ampliar essa atividade e contemplar um número maior de pessoas. O espetáculo está programado para o dia 10 de dezembro, às 20h30, na Catedral. O grupo, que é apoiado pela Escola de Música Sol Maior, fará também apresentação no dia 9 de novembro, às 19h30, no Teatro Banzeiros, durante recital de final de ano dessa instituição (Sol Maior). Participa também da apresentação o coral Madrigal Porto Velho.
Este é o quarto ano em que o projeto Manhã Lírica é realizado. "Este trabalho vem crescendo cada vez mais e precisamos de recursos para manter a estrutura", declarou a diretora musical e soprano, Lívia Lavorente. Segundo ela, a vaquinha tem por objetivo também criar condições para que o Manhã Lírica seja levado à zona Sul de Porto Velho. "Queremos contemplar essa comunidade que não tem acesso a espetáculos dessa magnitude", frisou.
Idealizadores
Manhã lírica é um projeto desenvolvido pelo tenor Marcos Grutzmacher e pela soprano Gabriela Harumi, ambos de Porto Velho, com o objetivo de divulgar o canto erudito para a população local.
Participam ainda da apresentação os tenores George Azevedo, as mezzo- sopranos Carolina Watanabe, Ingrid Gouvea e Carla Pascoal, os barítonos Fred Mamoru e Lisandro Araújo e a soprano Adna Carvalho; no instrumental, o pianista Edilson Schultz, os violinistas Eduardo Barros e Daniele Reis, o violista Celso Schumacher e o cellista Marcos Aizde.
A primeira edição do projeto deu-se em dezembro de 2019 na igreja histórica de St. Antônio. Já a segunda edição ocorreu na Catedral Sagrado Coração de Jesus, onde continua sendo apresentado até hoje.
“Porto Velho encontra-se próxima de Manaus-AM, conhecida por ter um dos festivais de ópera mais importantes do Brasil. Mesmo tão próxima, nossa capital não possui muita influência de sua vizinha quando falamos em canto erudito. O projeto Manhã Lírica busca mudar essa realidade”, afirma Marcos Grutzmacher.
´
Grupo Madrigal
O Manhã Lírica deu tão certo que deu origem ao Grupo Madrigal Porto Velho, que a partir 2021 assumiu o projeto (Manhã Lírica).
"Queremos levar a toda a população local a oportunidade de experienciar esse tipo de arte, muitas vezes distante da realidade da maioria dos moradores da nossa capital”, destaca.
PATROCÍNIO
Este ano, o Canto Lírico conta com o patrocínio da empresa Iguana Caminhões e Máquinas, que foi responsável pela estréia desta 4ª edição. O apoio da Escola de Música Sol Maior.
Edição: Rondoniaovivo
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!