O espetáculo “Refugiados Show” acontece nesta quinta,26, e sexa,27. O evento é online e gratuito
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A Cia Peripécias estreia nesta quinta,26, e sexta-feira, 27/5, o espetáculo Refugiados Show. A peça teatral apresenta ao público a história de refugiados e imigrantes que tentam refúgio no Brasil. No entanto, para alcançar esse objetivo eles terão que vencer o jogo da imigração, dentro do programa de entretenimento Refugiados Show.
A cada edição do programa três refugiados concorrem ao grande prêmio que é o refúgio e um auxílio financeiro para viver no Brasil. O espetáculo é interativo e como qualquer reality está nas mãos do público escolher o vencedor. O espetáculo é gratuito e será transmitido on-line e ao vivo por meio da plataforma Zoom. Os interessados podem solicitar o link de acesso ao espetáculo pelo instagram da Cia Peripécias (@ciaperipecias), ou pela plataforma Sympla (https://www.sympla.com.br/refugiados-show__1581130).
Este espetáculo foi contemplado com a Lei Aldir Blanc, no EDITAL Nº 35/2021/SEJUCEL-CODEC na 2ª EDIÇÃO JAIR RANGEL PISTOLINO PRÊMIO DE PRODUÇÃO AUDIOVISUAL E ARTES CÊNICAS. da SEJUCEL, por meio do Governo do Estado de Rondônia e ao Governo Federal.
Sobre a Cia Peripécias
A Cia Peripécias nasce em 2008 como ação de extensão da Universidade Federal de Rondônia – Unir, e pula os muros da universidade se abrindo para a participação de estudantes e comunidade em geral.
A partir de 2018 a Cia se debruçou na pesquisa do tema relacionado à Teatro, Guerras e Ditaduras: Cicatrizes do Oriente Médio e da América Latina. O grupo focou na pesquisa sobre a crise de refugiados no mundo e seus impactos em Porto Velho. A constante chegada de haitianos, sírios e venezuelanos a Porto Velho impressionou a Cia Peripécias. As ruas, os semáforos e as esquinas estavam lotadas de refugiados.
A peça teatral dialoga com nossa realidade local: Rondônia é um Estado que foi formado por diferentes fluxos migratórios e estes aspectos refletem a nossa história: desde a construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, o ciclo da borracha, a era dourada, eventos migratórios como a construção das hidrelétricas, a chegada de haitianos e refugiados sírios e recentemente podemos acompanhar o grande número de venezuelanos que se encontram na capital rondoniense. O trabalho apresenta uma crise mundial e local, pois traz um tema que desde os tempos mais remotos não conseguimos ainda resolver: a situação de refúgio.
Neste momento, a crise do Afeganistão também vai entrar para a pesquisa. O trabalho oportuniza a estreia de um espetáculo virtual que não conseguiu se apresentar presencialmente, uma vez que o último exercício cênico realizado foi no dia 13 de março de 2020 onde os participantes trabalharam com algumas cartas de refúgio e abriram a pesquisa em andamento em um evento realizado para o público no Museu da Memória de Rondônia.
Agenda
Espetáculo: Refugiados Show.
Data:26 e 27de maio.
Horário 19h (de Rondônia) 20h (de Brasília)
Onde: Plataforma Zoom,
Ingressos gratuitos: https://www.sympla.com.br/refugiados-show__1581130
Informações: @ciaperipecias (Instagram)
Celular/Whatsapp: (69) 99913-2650
Ficha Técnica:
Stephanie Matos – Atriz/Produção
Jamile Soares – Atriz
Sheila Guterres – Atriz
Enderson Vasconcelos - Ator/Produção
Almício Fernandes – Ator/Divulgação
Edilson Schultz – Sonoplastia
Trilha Sonora: Grupo de Estudos em Comunicação Musical Dartes/Unir
Maicon Moura – Design Gráfico
Júnior Lopes – Direção/Gerenciamento de plataforma
Texto: Integrantes da Cia Peripécias (O Texto é devedor de “cartas” de refugiados, de fragmentos da peça teatral SP REFÚGIO e da pesquisa PALCO DE GUERRA)
Tradução de Libras: Héverson Duarte; Jefferson Aires e Victor kopashi.
Preparação Corporal Home office: Danillo Vilafit
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!