O evento inicia na sexta-feira e vai até o domingo
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Festival Afromusic realiza sua segunda edição com shows de artistas e bandas pretas que estão alavancando a nova cena independente, além de uma série de entrevistas que irão refletir sobre temas ligados à música e sociedade.
Gravada no Teatro de Contêiner, no centro de São Paulo, as atrações vão ao ar nos dias 09, 10 e 11 de abril, sempre a partir das 19h, no canal do YouTube Universo Afromusic.
Viajando pelos ritmos tradicionais, contemporâneos e futuristas, Jup do Bairro, Gê de Lima, Izzy Gordon, Renato Gama, Biel Lima e Fabriccio são alguns dos convidados que destacaram repertório autoral em suas próprias linguagens.
O grupo Mental Abstrato, por sua vez, realiza um feat inédito com a rapper baiana Mana Bella, que nesta versão funde suas rimas aos beats e células rítmicas consagradas do jazz atual. Já a Banda Nova Malandragem, que celebra o samba-rock clássico em composições instrumentais, convida o ilustre e experiente trompetista Walmir Gil.
Ballet
Fechando a agenda, Ballet Afro Koteban faz um resgate ancestral com o espetáculo que mescla som e dança a partir de uma pesquisa aprofundada da cultura Malinkê, do oeste da África.
E, no ano em que o carnaval foi cancelado em todo o país, em virtude da pandemia de Covid-19, o Bloco Afro Afirmativo Ilu Inã, acostumado às ruas de São Paulo, oferece ao público seu novo "MacumBrass".
DNA Musical
Emparelhado aos shows, compõem a programação 10 pílulas de conteúdo sobre a construção do DNA musical afro-brasileiro. Nomes como o do multiartista Salloma Salomão, da pesquisadora Danielle Almeida, dos cantores e compositores Marina Afares e Aloysio Letra estão confirmados. A Deputada Erica Malunguinho abre o Festival discorrendo sobre o tema que orientou a construção desta edição: "Música tem Cor".
"Estamos no país mais preto fora da África e é fato que a população preta e originária do Brasil inscreveu expressões vitais em nossa identidade até os dias atuais", reflete Hever Alvz, idealizador e curador do festival. "O AFROMUSIC #2 é um convite para conhecer um universo que enaltece a música preta brasileira e mostra com quantos tons é feito um encontro que fortalece a herança e a imensa criatividade do povo preto", complementa.
Assinando o registro e a montagem audiovisual, Joyce Prado, da Oxalá Filmes. A apresentação é da jornalista Nayara de Deus. A realização fica a cargo do Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura e Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.
SOBRE O FESTIVAL
Criado em 2017, amplificou o protagonismo preto no cenário musical em São Paulo, sendo um dos primeiros festivais da cena paulistana pensando uma programação exclusivamente formada por artistas, bandas e coletivos pretos da música independente. Na época, entres os destaques estiveram a recém chegada às terras paulistanas Luedji Luna, os artistas Anna Tréa, Senzala Hi-Tech, Ilu Inã e outros.
SERVIÇO
Dias 09, 10 e 11 de Abril de 2021, sempre a partir das 19h.
Transmissão
Canal Universo Afromusic - online e gratuito www.youtube.com/universoafromusic
PROGRAMAÇÃO
PRIMEIRO DIA
09 de abril, sexta-feira. A partir das 19h00.
19h Pílulas de entrevista: “Música Tem Cor”, com Erica Malunguinho
Show: Izzy Gordon
20h Pílulas de entrevista: “Música Preta Experimental”, com Felinto
Show: Biel Lima
21h Show: Jup do Bairro - Pílulas de entrevista: “Pretas Mulheres na Composição”, com Marina Afares
SEGUNDO DIA
10 de abril, sábado. A partir das 19h00.
19h Pílulas de entrevista: “Música Afrofuturista”, com Melifona
Show: Fabriccio
20h Pílulas de entrevista: “América Diaspo-Sonora”, com Danielle Almeida
Show: Renato Gama
21h Entrevista: “O Rap é mais que compromisso”, com Daniela Vieira
Show: Mental Abstrato feat. Mana Bella
22h Show: Bloco Afro Afirmativo Ilu Inã apresenta "MacumBrass"
Entrevista: “Carnaval e organização social preta”, com Fernando Alabê
TERCEIRO DIA
11 de abril, domingo. A partir das 19h00.
19h00 Entrevista: “Tudo é samba”, com Amailton Azevedo
Show: Ballet Afro Koteban
20h00 Entrevista: “Canto ancestral”, com Aloysio Letra
Show: Gê de Lima
21h00 Show: Banda Nova Malandragem convida Walmir Gil
Entrevista: “Sons de Kemet”, com Salloma Salomão
Midias Oficiais
Instagram: www.instagram.com/universoafromusic
Facebook: www.facebook.com/universoafromusic
YouTube: www.youtube.com/universoafromusic
AUTOR: ASSESSORIA DO EVENTO
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!