O projeto iniciou em outubro
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Os meses de outubro e novembro foram marcados por vários eventos literários nas unidades socioeducativas da Fundação Estadual de Atendimento Socioeducativo do Estado de Rondônia (Fease). Desde o concurso de redação, como foi realizado no Centro de Atendimento Socioeducativo de Ji-Paraná à confecção de poesias, como aconteceu na tarde da sexta-feira (20), no encerramento do projeto da oficina literária “Carolina Maria de Jesus visita o Sistema Socioeducativo”, realizado na Unidade de Internação Provisória e Sentenciada Feminina (Unif).
O projeto teve início no dia 13 de outubro, com várias oficinas, proporcionando às socioeducandas o desenvolvimento de habilidades potencializadoras da leitura e da escrita, visando a construção de uma voz autoral, levando-as à reflexões nas suas realidades e construção de seu próprio estilo literário por meio dos registros de suas ideias, das suas concepções de mundo e de vida, que traduzem as representações de seus pensamentos e de seu cotidiano. Com base nisso, foi elaborado um varal com as poesias criadas pelas próprias socioeducandas.
“O projeto me inspirou e despertou em mim o desejo de fazer poesia e significou muito na minha vida no sentido de gratidão por ter aprendido coisas novas e, além disso, mudou o meu modo de pensar”, disse uma socioeducanda.
Para outra socioeducanda, o projeto foi muito especial. “Me mostrou novos horizontes, me mostrou coisas que eu não sabia, me despertou o desejo de conhecer mais, de aprender e me fez mudar muito”, disse, acrescentando que o projeto a oportunizou até mesmo na mudança de caráter, “capturou a melhor essência de mim e das demais adolescentes”, concluiu.
Estiveram presentes no evento, a Dra. Rosângela Aparecida Hilário do Departamento de Ciências da Educação da Fundação Universidade Federal de Rondônia (Unir), responsável pelo projeto na unidade; o professor Bruno Almeida dos Santos, doutorando pela Universidade de São Paulo, ministrante das oficinas; Giliarde Irineu, coordenador de Apoio ao Adolescente (CAA/Fease); Katiana Nunes de Araújo Pessoa, assessora pedagógica (Asped/Fease); Fátima da Silva, assistente social da Vara Infracional de Execução de Medidas Socioeducativas de Porto Velho; Rosa Negra, palestrante sobre relações étnico raciais e de gênero; Betânia Avelar do Serviço Social do Comércio de Rondônia-RO (Sesc); representantes da Defensoria Pública, diretora da Unif, agentes de segurança socioeducativa, socioeducandas e convidados.
Na oportunidade, as socioeducandas participaram também da oficina de turbantes, ministrada por Rosa Negra.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!