ARTESÃOS: PAB promove o cadastramento de profissionais em RO

O serviço será executado nos municípios de Ariquemes, Ji-Paraná e Guajará

ARTESÃOS: PAB promove o cadastramento de profissionais em RO

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O cadastramento para a emissão da Carteira Nacional do Artesão será realizado neste mês de abril em três municípios – Ariquemes, Ji-Paraná e Guajará-Mirim. O serviço é gratuito. Para participar, o artesão deve ser maior de 16 anos. A ação é promovida pela Coordenação do Programa do Artesanato Brasileiro/RO (PAB-RO).

 

No dia 2 de abril será no município de Ariquemes, no Centro Cultural, na Travessa Rio Madeira, 3699, Setor Institucional. De 03 a 5/4, será em Ji-Paraná, na Biblioteca Municipal Dr. Cyro Escobar.

 

Já em Guajará-Miri, o serviço será executado nos dias 9 e 10/4, no auditório da Secretaria Executiva Regional, Av. Leopoldo de Matos nº 1282, no Bairro Tamandaré.

 

Para fazer o cadastro, o profissional deve levar uma foto 3×4 recente, original e cópia do documento de identidade, CPF e comprovante de residência em nome do requerente.

 

O cadastramento dos artesãos se dará mediante avaliação de peças prontas e demonstração de habilidade manual, através de prova de feitura para cada técnica a ser cadastrada.

 

Poderão ser registradas no mínimo uma e no máximo três técnicas para cada artesão. Os profissionais considerados aptos irão receber a Carteira Nacional do Artesão.

 

Segundo a coordenadora do PAB-RO, Wéllida Sodré, o documento nacional possibilita o artesão participar de feiras de artesanato nacionais e internacionais, participar de editais públicos e privados, dependendo do caso, e de capacitações.

 

O cadastro de artesão não contempla as seguintes atividades:

 

Adesivos de unhas; bijuterias montadas com pedraria, couro ou sementes adquiridas com acabamento já pronto; bordados e costura na máquina; produção de velas, de sabonetes, perfumaria, sais de banho e terrários; produtos em EVA e feltro; produtos da gastronomia; bordado de aplicação de miçangas, paetês e canutilhos (chinelos, acessórios e vestuários).

 

E ainda decoupage; bordados em fita; capitonê, pintura em tela, cartonagem sem produzir o papel artesanal; revestimento com tecido, costura criativa, fuxico moderno com enchimento, flores de meia, tecido e outros materiais industrializados; biscuit sem produzir a massa e sem identidade cultural; stringuiart; patchwork invertido; lapidação de pedras; artesanato de reutilização sem acabamento e de ofício predominantemente manual.

 

Cronograma - a assessoria não incluiu Ariquemes na tabela

 

Ji-Paraná:

DATA PERÍODO HORA
03 de abril Manhã 08:00 às 11:30
04 de abril Manhã 18:00 às 11:30
 04 de abril Tarde 14:00 às 17:30
 05 de abril Manhã 08:00 às 11:30

Guajará-Mirim:

DATA PERÍODO HORA
09 de abril Manhã 08:00 às 11:30
09 de abril Tarde 14:00 às 17:30
10 de abril Manhã 08:00 às 11:30
10 de abril Tarde 14:00 às 17:30

 

Fonte: Secom/Governo

 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS