A técnica utiliza o desenho, a pintura, a colagem e a modelagem
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Neste sábado (16/3), das 9 às 12 horas, a psicóloga goiana Célia Morgado desenvolve a oficina Arteterapia. “É uma forma de ajudar a pessoas a curarem as dores por meio da arte”, afirmou a psicóloga, que faz pós-graduação em Arteterapia. As inscrições devem ser feitas antecipadamente.
A técnica utiliza o desenho, a pintura, a colagem e a modelagem para ajudar a pessoa a se libertar dos sentimentos reprimidos. As próximas vivências serão no dia 11 de maio e 29 de junho. Em cada oficina é desenvolvido um tema.
“A arte é uma sustentação ao trabalho terapêutico”, declarou a psicóloga. Esta é a terceira atividade promovida por ela desde que chegou a Porto Velho. Na primeira, os participantes usaram um papel de 1m60cm e tinta para trabalharem de forma livre.
No segundo encontro realizaram colagem, tendo como pano de fundo os sonhos. “Agora vamos trabalhar a memória musical por meio da expressão artística. Depois debateremos cada uma delas”, observou.
De acordo com a psicóloga, a memória musical nossa é muito forte, tanto em relação a boas recordações como às tristes.
Técnica
A técnica da Arteterapia já existe no Brasil, mas ainda está ganhando espaço e se oficializando através de legislação específica. O curso de pós-graduação já é reconhecido pelo MEC.
Ela explicou que para obter resultados concretos com esse trabalho de arteterapia são necessários seis meses de encontros - uma vez por semana. “As pessoas que fazem esse tratamento dizem que a solução das questões pessoais internas são mais rápidas do que a psicologia tradicional”, disse.
Isto acontece, segundo ela, porque a pintura tem conexão direta com o inconsciente, trazendo os traumas ao nível da consciência, promovendo uma catarse.
Informações
Local da Oficina: Rua Panamá, 2496 – casa 1.
Informações e inscrições: (61) 9.9976-4668 (WHATS) - (não serão aceitas inscrições na hora da oficina)
Email:celia@morgado.com.br
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!