'Fiquei perplexo ante o conteúdo das tais notinhas, pois afirmas que eu descaracterizei o terminal da nossa Sagrada e Histórica Ferrovia'
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A respeito de parte da Lenha na Fogueira do dia 22 passado, recebi a seguinte mensagem do Dr. Oswaldo Piana Filho:
*********
Estou fora de Porto Velho, por problemas de saúde na família.
********
Ontem amigos me noticiaram sobre duas pequenas notas contidas na tua coluna que, habitualmente e há muitos anos, publicas no Diário da Amazônia.
********
Fiquei perplexo ante o conteúdo das tais notinhas, pois afirmas que eu descaracterizei o terminal da nossa Sagrada e Histórica Ferrovia, e que teria profanado o acervo histórico, arrancando trilhos do pátio de manobras, se não me levou à indignação, foram afirmações aptas a gerar um enorme desconforto para mim, PRIMEIRO E ÚNICO GOVERNADOR DE RONDÔNIA NASCIDO NESTA TERRA.
********
O que fizemos foi reativar a ferrovia, que havia se transformado em um local abandonado, tomado pelo mato e por marginais.
********
O trem voltou a apitar e a passear nos fins de semana, indo até Santo Antônio, lotado de pessoas que vibravam com a oportunidade ímpar que estavam tendo de usufruir daquele maravilhoso patrimônio nosso, sempre tão esquecido e vilipendiado.
********
Fizemos, de fato, uma ampla e graciosa urbanização da praça, à qual adicionamos o anfiteatro a céu aberto que foi palco de grandes eventos.
********
Mas, a ferrovia e sua reativação foram nossa maior preocupação.
********
Deves lembrar, Sílvio, que a rotunda, ali onde as locomotivas giravam de direção, com o simples impulso de mão humana, a encontramos totalmente concretada. Aquilo, uma relíquia e elemento vital à reativação, nós conseguimos recuperar, após longo e ingente trabalho.
********
Meus amigos e assessores da área cultural, em especial o Euro Tourinho Filho, que deves conhecer, trabalharam árdua e diuturnamente para que pudéssemos oferecer à população de Rondônia a alegria e o orgulho de ver restaurado e ativo o monumento mais vigoroso e heroico de nossa história. Depois de tudo isso ser chamado de PREDADOR é algo simplesmente indecoroso e iníquo.
********
NR - Piana meu amigo, o que quis fazer, foi chamar a atenção daqueles que hoje ficam se dizendo defensores do Patrimônio Histórico que é a nossa Madeira Mamoré, para o fato de que hoje, eles, não deixam ninguém fazer nada quando se trata de, realmente preservar a nossa história.
********
Lembro a eles que foi no seu governo, que foi construído o COMPLEXO MADEIRA MAMORÉ e que para que isso fosse feito, foi preciso sim, descaracterizar o pátio de manobras, arrancando alguns trilhos, para que se construísse aquela PRAÇA “ELEVADA”.
********
Apenas quis dizer aos “defensores” do patrimônio que no seu tempo, não fizeram nada para impedir o aterro dos trilhos.
********
Particularmente aprovei tudo que você fez. Jamais quis desfazer do seu governo. Não preciso recorrer as pessoas por você citadas porque vivi, acompanhei e acompanho tudo que diz respeito a EFMM
********
Festejei junto com muita gente, a revitalização da Rotunda e o Trem trafegando até Santo Antônio durante seu governo. Sempre estou lembrando, que se não fosse a Dona Hélia Piana, até hoje, não tínhamos a Casa da Cultura funcionando.
********
OBS:- Em momento alguma o classifiquei como PREDADOR. O que escrevi e foi publicado na coluna do dia 22 foi a seguinte NOTA:
*******
Só para lembrar os que se dizem defensores do patrimônio da EFMM. O pátio de manobras, foi todo descaracterizado quando o governador do estado era o Dr. Oswaldo Piana. Foi o Piana enquanto governador, que mandou arrancar os trilhos do pátio e construiu o que chamamos de complexo, mas, que foi inaugurado pelo governador e toda sua equipe, como “Praça da Madeira Mamoré”.
********
Mais alguma coisa, amigo!
Samba do Gres Zona Leste
É da parceria do Walber
Amiga você tá tão linda; é certo amanhã vou te pagar; eu prometo, quem quiser que conte outra...
Com esse refrão a parceira Walber do Cavaco, Waldison Pinheiro e Dida Oliveira convenceram os jurados Sandro Sarará, Hudson Mamedes e Silfarney Silva e venceram o concurso de samba enredo na escola de samba Acadêmicos da Zona Leste, na tarde do último sábado 23. O enredo da escola é “Mentira, Quem quiser que conte outra”, pesquisa de Sandro Sarará.
A festa aconteceu na Associação Guadalupe e reuniu razoável número de sambistas e autoridades da cultura como o presidente da Funcultural Antônio Ocampo Fernandes. O grupo Camafeu foi o responsável em colocar os presentes no clima, executando sambas e pagodes de sucesso.
A presidente da escola advogada Anne Mamedes abriu os trabalhos protocolares, homenageando o colaborador da agremiação Raimisson Correia. “Pouca gente tem conhecimento do trabalho que Raimisson desenvolve em prol da nossa agremiação e de todas as agremiações da Zona Leste que o procuram. Sem exigir qualquer importância, Raimisson cuida da documentação da escola deixando nossa agremiação apta a conveniar com qualquer órgão oficial. Raimisson receba esta singela homenagem em reconhecimento aos trabalhos prestado a nossa querida escola de samba”, disse Anne.
Após os agradecimento do Raimisson começou pra valer o concurso que escolheria o samba enredo, que será apresentado durante o desfile da agremiação no próximo carnaval. A parceria Deive Durans & Sidney Carioca foi a encarregada de iniciar a disputa, seguida da parceira Walber do Cavaco, Waldison Pinheiro & Dida Oliveira enquanto a parceria Paulinho Cachaça, Rafael Saideira & Louro Rodrigues encerrou a disputada.
Após alguns ansiosos minutos, a presidente da caçula entre as escolas de samba de Porto Velho, Anne Mamedes anunciou o samba vencedor: “Nossa escola no carnaval de 2018, vai cantar o samba da parceria Walber do Cavaco”. Ocampo fez a entrega da premiação e o Camafeu continuou a roda de samba até a boca da noite.
MENTIRA, QUEM QUISER QUE CONTE OUTRA
Compositores: Walber do Cavaco, Waldison Pinheiro e Dida Oliveira.
Interprete: Jair Monteiro
Desde os inícios do tempo da nossa história
Os causos são contados todo dia
Com um som de ousadia
Armazenados da memória
A Zona Leste vem te mostrar
Nem tudo que se houve se pode acreditar
Vem de lá... do Paraíso onde tudo começou
Com Adão e Eva ao morderem a maçã
Eis a mentira com o pecado original
Com Alathéia a deusa da verdade,
Não havia piedade com quem fazia o mal
O Rei Arthur que nunca foi rei
Quantos eram os reis magos? não sei
Pinóquio o boneco sabe o que diz
Criança que mente cresce o nariz
Juro que não estava sabendo
É para o seu próprio bem
Não vai doer nadinha, nossa, você emagreceu!
Amiga você tá tão linda
É certo amanhã vou te pagar
Eu prometo, quem quiser que conte outra
Hoje eu vou me acabar
É mentira não vai me enganar
Que a verde rosa vai te profanar
O caminho do bem eu quero seguir
A verdade eu vou construir
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!