As inscrições já podem ser feitas gratuitamente na Central de Atendimento da unidade para a faixa etária acima de 16 anos.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Como parte das ações de aperfeiçoamento do fazer artístico o Sesc realizará a oficina de “Dramaturgia em Dança: fazer, escrever, aparecer" dentro do projeto Sesc Dramaturgias. A oficina será ministrada pela bailarina, performer e jornalista Priscila Maia, do Rio de Janeiro.
Com limite de 20 vagas, a oficina acontecerá em duas etapas: 28 a 31 de agosto e 26 a 29 de setembro, das 18h30 às 22h30h, no Teatro 1 Sesc da Unidade Sesc Esplanada.
As inscrições já podem ser feitas gratuitamente na Central de Atendimento da unidade para a faixa etária acima de 16 anos.
É importante destacar que o participante tem que estar presente nas duas etapas e vir com vestimentas adequadas a realização de exercício prático.
A oficina é destinada a artistas da dança (coreógrafos, dançarinos, performers, figurinistas, iluminadores e cenógrafos), como também artistas de outras linguagens artísticas (atores, pintores, fotógrafos, cineastas, produtores), estudantes e interessados em geral.
O objetivo da oficina é sensibilizar e experimentar a partir da escrita de gestos no tempo e no espaço.
Serão trabalhados tópicos que ajudam a ampliar o entendimento do termo dramaturgia, a partir da observação de trabalhos em dança contemporânea e em outras artes, como a fotografia e o cinema.
Em paralelo, política e estética caminham juntas; daí a importância em se abordar diferentes contextos de produção – do Brasil e de seus Brasis, da cena europeia à norte-americana.
Ao longo dos cinco dias de oficina, serão realizados exercícios práticos para materializar os temas e criar problemas. São as escolhas e as dúvidas que se transformam em escrita artística.
Nesta oficina, será associado a teoria à pratica, debate à criação, passado ao presente, tempo ao espaço. Criar em dança inclui olhar, falar, observar, escrever, não se mover e se mover.
Ampliar o entendimento de dança e de coreografia. Em última instância, a oficina objetiva contribuir para o fortalecimento de um esquema de trabalho baseado na pluralidade, na cooperação e na democratização do conhecimento entre pares, com o objetivo de construir um espaço onde as singularidades atuem em comum.
A ministrante Priscila Maia é Carioca, 34 anos. Bacharel em jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e roteirista com especialização na Escuela Internacional de Cine Y Televisión (Cuba), desde 2003 dedica-se às artes vivas e integradas.
Formou-se na Escola Angel Vianna e no Centro de Formación Profesional del S.I.C.A. (Argentina). Também atua como pesquisadora e roteirista para projetos audiovisuais nos meios do cinema e da televisão. É fundadora e artífice do Fórum Permanente de Dança do Rio de Janeiro.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!