Utilizado por artistas locais e nacionais, o Teatro Estadual Palácio das Artes, ligado à Superintendência da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), realizou, desde sua inauguração em setembro de 2014, mais de 200 espetáculos, uma média de seis por
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Desde sua inauguração em 2014, Teatro Palácio das Artes de Rondônia já recebeu 206 espetáculos em Porto Velho
Utilizado por artistas locais e nacionais, o Teatro Estadual Palácio das Artes, ligado à Superintendência da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), realizou, desde sua inauguração em setembro de 2014, mais de 200 espetáculos, uma média de seis por mês.
O local tem capacidade para aproximadamente 1.050 espectadores, enquanto o Teatro Guaporé, anexo, comporta cerca de 240. Neste 27 de março, quando se comemora o Dia Mundial do Teatro, criado em 1961 pelo Instituto Internacional de Teatro ligado à Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco), Gilca Macedo Lobo, artista e assessora técnica do teatro, fala da importância do público atual na era da internet.
“Temos um retorno gradativo. Estamos sempre alimentando nossa página virtual e trazendo para a população artistas que são famosos no mundo virtual e real”, disse Gilca.
Segundo ela, esta visão é importante para trazer público de diferentes faixas etárias para o teatro. O espaço conta com uma sala de ensaio, sala de cenário, que dá acesso de fora direto para o palco, cabine de som e luz, mezanino com 96 lugares, cortina elétrica, oito lugares para cadeiras de rodas, seis camarins, bilheteria com três guichês, além do hall de entrada que muitas vezes é usado para exposição e dois foyers, espécie de salão de acesso.
Já o Teatro Guaporé possui sete varas de iluminação e mais duas de cenário, uma coxia ampla, bilheteria com três guichês, um hall, um foyer para espetáculos pequenos, com público menor que 300 espectadores.
Para o titular da Sejucel, Rodnei Paes, a repercussão desses quase três anos do teatro estadual da capital ainda é pouco perto do que o estado deve alcançar.
Segundo a Funpar, eventos de dança, peças teatrais, musicais, espetáculos nacionais e internacionais têm fomentado o teatro. O Encontro Beradêro em Dança (Eita), que terá sua quarta edição em 2017, teve duração de nove dias em 2016, quando foram oferecidas oficinas totalmente gratuitas.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!