Projeto Judô lança canal de vídeos
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Inovação no ensino e aprendizagem do judô: esta é a realização do Projeto Judô que lançou oficialmente o canal de vídeos do projeto nesta sexta-feira, 06 de novembro, em Colorado do Oeste.
O lançamento foi realizado no Centro de Convenções do Instituto Federal de Rondônia (IFRO) Campus Colorado do Oeste, sendo prestigiado por toda comunidade acadêmica. O professor Glauber Bedini de Jesus, idealizador do projeto, acompanhado pelos colaboradores, apresentou o projeto e seu histórico, exibindo um vídeo teaser, e sendo imensamente aplaudido. O professor também explicou que o canal de vídeos é uma das realizações do projeto, e que outras mais ainda serão lançadas e divulgadas.
Glauber, que desde 2011 realiza o ensino do judô no Campus, agradeceu a participação direta do professor Hédi Carlos Minin, dos acadêmicos João Paulo Fontenele Roque Santos e Everson dos Santos Pinheiro, de todos que auxiliaram na realização do projeto e o apoio do IFRO por meio do Departamento de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (DEPIPG).
O canal, criado na plataforma de vídeos YouTube, está disponível no endereço AQUI.
O projeto
Glauber aponta que atualmente o judô passa por um processo de valorização de sua dimensão esportiva, muitas vezes sendo visto como um esporte de característica tecnicista e de reprodução motora, ou seja, o judô acaba transformando-se em simples esporte, perdendo grande parte de sua intenção inicial, o processo educacional.
Nesse panorama é relevante o resgate de conhecimentos no desenvolvimento qualitativo do judô, enquanto elemento educativo e formativo, cultivando as origens do judô, resgatando seus valores históricos e culturais, da mesma forma como os processos pedagógicos de ensino voltados para a formação do cidadão.
Entretanto, é notável no Brasil a escassez de conteúdos sistematizados sobre o judô, não apenas escritos, mas também em outras linguagens, como vídeos, fotos, sites ou aplicativos. “Apesar da facilidade existente na produção e compartilhamento de tais formatos nos dias atuais, são raras as iniciativas de trabalhos que prezam pelo processo de ensino”, salienta.
Para suprir essa escassez que se idealizou o Projeto Judô, que iniciou o desenvolvimento de um material didático acessível, atualizado e de grande amplitude à população, visando trabalhar o ensino do judô com ajuda das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC).
Dessa forma, o projeto objetiva sistematizar os conhecimentos produzidos a respeito do ensino do judô, inicialmente para as fases iniciais de aprendizado, criando um material de ensino que contribua com o desenvolvimento qualitativo do processo de ensino e aprendizagem do judô, possibilitando a democratização de seu conhecimento para a população em geral.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!