Em sua primeira semana, o Festival Palco Giratório já apresentou para a população porto-velhense peças teatrais e oficinas para artistas. Nesta quinta-feira (5), inicia mais uma parte da programação, as intervenções urbanas.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Em sua primeira semana, o Festival Palco Giratório já apresentou para a população porto-velhense peças teatrais e oficinas para artistas. Nesta quinta-feira (5), inicia mais uma parte da programação, as intervenções urbanas.
Quem inicia esta atividade é o Coletivo Construções Compartilhadas (BA) com a intervenção Pingos & Pigmentos, a partir das 17h, com ponto de partida na Igreja São Tiago Maior, na Avenida José Amador dos Reis, Zona Leste de Porto Velho. O grupo convida a população para participar da ação, indo ao local com seu guarda-chuva e participando do movimento.
A ação consiste em pontilhar, saturar e dissolver. Em uma brecha no meio do dia, guarda-chuvas de cor vibrante corrompem a paisagem. Pontilhismos que invadem a retina, indisciplinam o olhar e provocam o cotidiano em seu matiz habitual.
Pingos & Pigmentos integra o fazer artístico denominado Poéticas de Multidão, que conjuga atividades d formação, criação, e apreciação estética.
Já na sexta-feira (6), o ator porto-velhense Mahamoud Baydon, faz a intervenção PVHOOL, às 12h, na Praça Jonatas Pedrosa. Esta ação é uma crítica ao capitalismo e a neurose da sociedade.
Subestações
*Realizadas na área de convivência do Sesc, às 23h
7/9 – Pássaro fora do ar – Cláudio Zarco (RO)
8/9 – O alfaiate de livros – Otávio Bastos (PE)
9/9 – Há flores e ferro – Thálisson Lopes (RO)
10/9 – Núcleo de pesquisa em artes cênicas Sesc (RO)
11/9 - Núcleo de pesquisa em artes cênicas Sesc (RO), Banzo – Celso Gayoso (RO)
12/9 - Núcleo de pesquisa em artes cênicas Sesc (RO)
13/9 – Kambalu – Grupo Nu Escuru (GO)
14/9 – Almawt – Mahamoud Baydoun e Cecília Oliveira (RO)
Mais informações
Para conferir toda a programação dos espetáculos, oficinas para artistas e participar dos sorteios de kits, acessem a página do Palco Giratório no Facebook www.facebook.com/palcogiratorioro e sigam o Sesc no Instagram www.instagram.com/sescro. Acesse também www.sescro.blogspot.com.br
Sobre o Festival
Pelo 5° ano consecutivo, Rondônia, o único estado da região Norte que realiza o evento em formato de festival, recebe o maior evento das artes cênicas do país. Entre os dias 1 e 30 de setembro, o estado vai prestigiar uma programação múltipla de espetáculos de diferentes linguagens artísticas, como circo, dança e teatro. O evento é gratuito e aberto para toda a comunidade.
A edição 2013 chama atenção por contar com cinco monólogos; entre eles, “O Filho Eterno” (RJ), que ganhou o prêmio Shell de melhor ator em 2011, e por receber uma produção teatral da Colômbia, “O ator em solidão”, apresentação exclusiva em Rondônia.
Palco itinerante em Rondônia
O Palco Giratório em 2013 promove apresentações artísticas e oficinas em 133 diferentes cidades, contribuindo para uma política de descentralização e difusão das produções cênicas em todo o país. Em Rondônia são mais de 80 ações, entre espetáculos, oficinas, performances e debates.
Nesta edição, além da capital Porto Velho, os municípios de Ariquemes, Ji-Paraná, Nova Mamoré
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!