A abertura da 10ª edição do Festival Latino-Americano de Cinema e Vídeo – Festcineamazônia lotou o Teatro Banzeiros, na noite de terça-feira. Um telão instalado no lado externo foi a alternativa para quem não conseguiu entrar no auditório principal. O cerimonial conduzido pelo ator Gero Camilo deu um tom descontraído ao evento. Ao final, o público teve o aula-show “Nas Palavras das Canções”, do cantor e compositor José Miguel Wisnik.
O cartunista e jornalista Ziraldo, homenageado da noite, não pode comparecer por causa de problemas de saúde, mas gravou mensagem ao publicou criou uma arte exclusiva com o mapa de Rondônia em forma de beija-flor.
O primeiro filme exibido foi a animação “O Retorno do Mapinguari”, direção de Leo Ribeiro. Na seguência foi exibido “Awara Nane Putane – Uma História do Cipó”, do diretor Sérgio de Carvalho. “A Ferrovia do Diabo”, de João Batista de Andrade, também foi a última exibição.
A programação desta quarta-feira inclui: Mostra Competitiva à tarde e a noite, Mostra de Vídeo-reportagem Ambiental (á tarde), e a Mostra A Escola Vai ao Cinema. À noite serão exibidos os filmes “Guaraná, Olho de Gente”, direção de Aurélio Michiles, “Meu País Nosso Mundo México”, de Yojanan Montaño, “Paralelo 10”, dirigido por Silvio Da-rin. O bairro Nacional receberá a Mostra Cinema no Bairro. Na Universidade Federal de Rondônia (UNIR) terá a primeira edição da Mostra Cinema na Universidade.
O Festcineamazônia tem o patrocínio do BNDES, Governo Federal, Ministério da Cultura através da Lei Rouanet, Secretaria do Audiovisual, apoio cultural do Centro Técnico Audiovisual – CTAv, Governo de Rondônia através da Secretaria dos Esportes, da Cultura e do Lazer – SECEL, Prefeitura do Município de Porto Velho, Fundação Iaripuna e Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis da Universidade Federal de Rondônia – UNIR/PROCEA.