Lenha na Fogueira – “Artersanato” de Manaus e Restart – Por Zekatraca

Lenha na Fogueira – “Artersanato” de Manaus e Restart – Por Zekatraca

Lenha na Fogueira – “Artersanato” de Manaus e Restart – Por Zekatraca

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Hoje minha querida tia Nair Andrade Macedo esta completando 94 anos de nascimento.

 

********

Tia Nair nasceu no Baixo Madeira na localidade de São Cristóvão que hoje faz parte do Distrito de São Carlos em 1917.  

 

*******

A filharada, netos, bisnetos, genros e agregados, vieram de todos os cantos do Brasil participar da festa, que começou ontem no Clube Icarai, prossegue hoje e vai até amanhã, na mansão do Conjunto Mal. Rondon. Parabéns Tia Nair!

 

*******

Essa é muito boa:

 

*******

Conversa entre o baterista da “bandinha” Restart e um menino caboclo amazonense de Manaus

 

********

- Então, você é de Manaus?

- Sim, sou maninho.

- E é verdade que lá tem muito índio?

- Sim, tem muito índio sim.

- Então, vocês devem fazer muito artesanato também?

- Sim... Lá a gente faz e tem muito artesanato... Inclusive, lá na sua casa deve ter alguma coisa do artesanato indígena que a gente faz em Manaus.

- Não acredito. Não tem nada de artesanato indígena lá.

- Você não tem TV de plasma, LCD,LED? DVD? Computador? CD? MP3? MP4? Câmera Digital? Moto? Aparelho de Barbear? Escova de Dente? Ar Condicionado?...Essas coisinhas simples...

- É... Tenho, sim.

- Então... O que vocês chamam de tecnologia em São Paulo, a gente chama de artesanato em Manaus.

- TUDO ISSO AÍ É FEITO PELOS "ÍNDIOS DE MANAUS".

 

*******

Viva a cultura amazonense!

 

*********

Leiam com atenção e preocupação, o e-mail que nos foi enviado pela moradora do bairro Triângulo Aracy Silva de Souza Silva de Souza

 

*********

Prezado colega, mais uma vez estamos aqui para expressar o nosso repudio ao descaso da administração municipal junto ao primeiro bairro de Porto Velho, o qual foi o responsável pelo inicio do povoamento da nossa cidade e de onde também foi tirado o nome da capital do Estado de Rondônia. (o porto do Velho).

 

********

O Bairro Triangulo é um dos mais antigo de Porto Velho-RO; na área de intervenção do parque das águas, vivem aproximadamente 250 Famílias Pioneiras e Tradicionais; a maioria são ex-ferroviários, ex-soldados da borracha e pescadores com os seus remanescentes; embora o Bairro tenha importância Histórica e Cultural para a Capital, o poder público foi omisso nesses quase cem anos nas questões envolvendo as terras e infra-estrutura do Bairro; o qual só despertou interesse em se fazer presente agora através do Projeto Parque das Águas, o que nos leva a concordar que:

 

*********

“Tradicionalmente, os projetos turísticos, a exemplo das avenidas beira-mar das capitais nordestinas, são empreendimentos de interesse do setor hoteleiro e da construção civil, que acabam destinando a área próxima à praia àqueles que têm maior renda, e as pessoas que antes ali moravam e viviam da praia (como comunidades de pescadores) são afastados da região para regiões periféricas; e, da população mais pobre, só pequena parcela pode freqüentar a beira-mar, os hotéis e restaurantes, como empregados”.

 

********

O momento atual exige a mobilização de todos para que o crescimento de Porto Velho-RO se consolide; mas que se reconheça o direito daqueles que contribuíram para a criação do Território e do Estado de Rondônia, titulando em definitivo as áreas urbanas, por nos ocupados, a maioria há quase um século.

 

*******

Somos a favor da urbanização do Bairro Triangulo, pois essa sempre foi a nossa luta, como moradores fundadores e pioneiros, mas sem ser necessário retirar as Famílias Tradicionais e Pioneiras do Bairro, queremos ser inseridos no projeto Parque das Águas.

 

*********

 

Queremos continuar desfrutando do aconchego do lar junto com nossos familiares como vem sendo feito desde a construção da EFMM.

 

*******

Agora vou para a festa “2ª Noite Japonesa” que começa as 20h00 deste sábado no Bingool da Rogério Weber.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS