Lendas e histórias contadas pelos moradores mais antigos de Porto Velho serviram de fonte de inspiração para as obras de Imaginário da artista plástica Maria Regina. A exposição, que teve início na última terça-feira (10) nos leva a um passeio pelas crendices do povo amazônico.
A essência do ribeirinho foi explorada pela artista em cada tela, que surpreende pela leitura diversificada que cada observador tem ao contemplar seus trabalhos.
Vinte e uma obras compõe o cenário de "Imaginário", tendo como principal matéria-prima o metal. "O metal é maleável e leva para o sonho", diz artista. "É como um espelho e o espelho nos leva para o nosso interior e o no nosso interior nos leva para o imaginário", completa Maria Regina.
Para a composição desta exposição Maria Regina conta que vem trabalhando desde 2001, através de pesquisa oral com os moradores mais antigos de Porto Velho. O 'Beiradão' e bairros mais antigos como Triângulo foram visitados pela artista mineira.
Imaginário é a primeira exposição do Sobremesa Cultural em 2009. A proposta do projeto é incentivar, fortalecer e divulgar os trabalhos dos artistas plásticos do Estado e reunir nos dias de vernissage música e quitutes regionais para apreciação do público. Desde sua criação, em 2006, mais de dez artistas já participaram da mostra.
A exposição fica na Galeria de Artes do Sesc Centro até o dia 27 de fevereiro. O horário para visitação é das 08h00 às 17h00. Entrada gratuita.