O canal TCM (Canal 56/Sky) tem início a partir dessa segunda-feira (01) a exibição de uma programação especial dedicada aos cinéfilos com a seguinte chamada: “50 Filmes Que Você Deveria Ver Antes de Morrer”, em sua segunda edição. Serão exibidos dois filmes por dia, sempre a partir das 22h00 (horário de Brasília) – aqui em Rondônia, em vista do horário de verão, a programação tem início às 20h00 -.
A lista é vasta, excepcional e agrada a todos os gostos, com gêneros que vão de policial à romance, de comédia à western, o canal assim presta um grande serviço para quem curte a programação que foge da rotina tediosa dos canais abertos.
Em vista disso, o Rondoniaovivo.com, disponibiliza a partir dessa segunda-feira também as críticas dos filmes exibidos, feitas pelos jornalistas Marcos Souza e Humberto Oliveira, com a intenção de apresentar curiosidades, falar da importância de cada filme e o seu aspecto histórico diante da Sétima Arte.
Entre os filmes disponíveis incluem, “O Poderoso Chefão” (de Francis Ford Coppola), “Spartacus” e “O Iluminado” (de Stanley Kubrick), além de “Todos os homens do presidente” (de Alan. J. Pakula), “Os Dez Mandamentos” (de Cecil B. DeMille), entre dezenas de outras maravilhas do cinema que mexerão com a sua emoção e que não faz feio em nenhuma programação de qualquer Cineclube que se preze. Vale à pena.
A programação se estende até o dia 25 de dezembro, quando serão exibidos “Spartacus” e “Frankenstein” (de James Whale).
Essa nova lista que integra o ciclo foi elaborada a partir da opinião de atores, diretores, produtores e roteiristas de destaque em Hollywood, com a colaboração de críticos de cinema e premiações como o Oscar e o Globo de Ouro.
Portanto a partir de hoje, a partir das 20h00, prepare a pipoca, o refrigerante ou o suco, encomende a sua pizza e curta o ciclo “50 Filmes Que Você Deveria Ver Antes de Morrer”, boa diversão e aprecie as críticas (serão duas por dia, referente aos filmes que serão exibidos no dia, conforme a programação do TCM).
Após ler as duas críticas de hoje, confira a lista dos filmes que serão exibidos.
FILME 1 - O EXPRESSO XANGAI – Por Humberto Oliveira
O ponto alto da colaboração entre o diretor alemão Joseph Von Sternberg com sua atriz-fetiche, a não menos mítica Marlene Dietrich, certamente é o clássico O Expresso de Xangai, realizado em 1932. A parceria entre a atriz e o cineasta renderia ainda filmes como Marrocos (1930), com Gary Cooper, Fatalidade (1931), Vénus Platinada (1932), A Imperatriz Vermelha (1934) e O Diabo é uma Mulher (1935).
Sternberg e a atriz iniciaram assim uma relação, tanto a nível afetivo como profissional, já que participaram em mais seis filmes juntos. O Expresso de Xangai (1932) tornou-se o maior sucesso da dupla Dietrich-von Sternberg e elevou Marlene a ícone hollywoodiano do desejo, um ícone com muito estilo, mistério e brilho. Destaque ainda para a belíssima fotografia em preto e branco, misturando as influências Expressionistas do diretor com o clima de filmes noir que se tornaria moda nos anos 1940.
Juntos conceberam O Anjo Azul (1930), a obra-prima do realizador, uma história sobre um professor de meia idade que se apaixona por Lola, uma cantora de cabaré que o leva à degradação física e moral. O filme tornou-se um sucesso à escala mundial, obrigando a que o realizador montasse duas versões (em alemão e em inglês) e fazendo de Dietrich uma estrela.
Sternberg estreou como realizador com The Salvation Hunters (1925), mas só conheceu a fama a partir de Vidas Tenebrosas (1927), um dos primeiros filmes de gângster da História do cinema, pelo qual foi premiado com o primeiro Oscar para Melhor Argumento.
Em seguida, realizou A Última Ordem (1928), um magnífico filme mudo sobre um general russo que foge do seu país natal e se refugia em Hollywood, onde trabalha como figurante num filme sobre a Revolução Soviética, papel que valeu a Emil Jannings o primeiro Oscar da História para premiar o Melhor ator. Jannings convenceu Von Sternberg a regressar com ele à Alemanha, onde lhe apresentou a atriz Marlene Dietrich.
Com Anatahan (1953), uma história de pescadores japoneses que naufragam e vão parar a uma ilha onde dão largas aos seus instintos animais, Sternberg conheceu o fracasso comercial e o alheamento do público. O seu último filme foi Jet Pilot (1957), com John Wayne. Morreu a 22 de Dezembro de 1969, vitimado por um ataque cardíaco.
Para os cinéfilos de hoje, O Expresso de Xangai pode parecer uma mera curiosidade cinematográfica, mas é considerado um dos maiores clássicos da história do cinema e um dos melhores filmes realizados pela dupla – Sternberg e Dietrich.
Humberto Oliveira, jornalista e cinéfilo, mantém o blog ALMANAQUE.
FILME 2 - JUVENTUDE TRANSVIADA – Por Marcos Souza
“Juventude Transviada” é um dos três filmes que o ator James Dean estrelou antes de morrer num trágico acidente de carro, os outros dois foram “Vidas Amargas” (de Elia Kazan) e “Assim Caminha a Humanidade” (de George Stevens). Anteriormente Dean tinha feito participações sem maiores expressões em quatro filmes (no período de 1951 à 1953, inclui: “Atalhos do Destino”, “Sinfonia Prateada”, “Baionetas caladas” e “O Marujo foi na onda”).
O filme tem um saldo negativo, pois os três protagonistas, Dean, Sal Mineo e Natalie Wood, tiveram mortes trágicas (Mineo foi esfaqueado em 1976 e Natalie morreu afogada de forma misteriosa em 1981), contabiliza-se também o ator Nick Adams (que participou do filme como um dos membros da gangue) que sofreu overdose em 1968.
O filme é icônico não só pelos astros que envolviam, mas por retratar com crueza um período de transformação da juventude, falando uma linguagem dinâmica e direta, principalmente ao retratar a delinqüência juvenil. Rodado com o título de “Blind Run”, acabou saindo com o título original de “Rebel without a cause”, mais adequado até mesmo para a trama, que mostra a falta de perspectiva de um grupo de jovens que entra em conflito.
Considerado “Cult” – ou seja, um filme que agrada em cheio a um público específico – “Juventude Transviada” traduz literalmente o que representa o mito de James Dean (morto no auge da fama e muito jovem), ainda que ele esteja careteiro e a sua interpretação intimista às vezes o deixe quase inaudível em alguns momentos, o seu personagem, Jim Stark, representa os anseios de um jovem atormentado que não encontra respostas para os seus problemas de convívio na escola e em casa – os seus pais vivem mudando de local e o culpam pela instabilidade no chamado seio familiar -, onde acaba encontrando num distrito policial duas pessoas que se identificam com ele, o efeminado Plato (Sal Mineo) e a bela Judy (Natalie Wood), com quem vai ter um rumoroso caso e que terá conseqüências trágicas.
É um filme forte, com diálogos afiados e que resulta em sua resolução com a previsibilidade das questões juvenis, onde, invariavelmente os culpados são sempre os pais, que não sabem compreender a “alma” atormentada de um adolescente.
É considerado um dos melhores trabalhos do diretor Nicholas Ray, que durante as filmagens teve um caso com a atriz Natalie Wood, apesar da enorme diferença de idade entre ambos.
Apesar de ser um grande filme tem seus defeitos e de todo não é nenhuma obra-prima, o elenco é brilhante, mas é muito adulto para os personagens em questão, e o roteiro aponta soluções fáceis, ainda que no decorrer do filme a trama leve para uma tragédia enunciada.
Uma seqüência forte e que ainda funciona, até hoje sempre relembrada pelos fãs, é do “racha” entre os veículos, onde ocorre a disputa entre Jim e o namorado de Judy.
O filme foi indicado ao Oscar de roteiro original (de Stewart Stern) e ator coadjuvante (para Sal Mineo), no Brasil o filme foi proibido para menores e serviu para popularizar a jaqueta vermelha que Dean usava.
A cena da piscina foi rodada na velha mansão dos Getty, a mesma que foi utilizada no espetacular filme de Billy Wilder, "Crepúsculo dos Deuses".
O filme foi proibido na Espanha e na Inglaterra por incitar os jovens à violência. O filme começou a ser feito em preto-e-branco, mas, por ser feito em Cinemascope, teve de ser refilmado desde o começo em cores.
PROGRAMAÇÃO:
1. "O expresso de Xangai" (Shanghai Express, 1932) - Segunda (1), 20h
2. "Juventude transviada" (Rebel without a cause, 1956) - Segunda (1), 21h25
3. "Um dia de cão" (Dog day afternoon, 1975) - Terça (2), 20h
4. "Diabo a quatro" (Duck soup, 1933) - Terça (2), 22h10
5. "O show deve continuar" (All that jazz, 1979) - Quarta (3), 20h
6. "O que terá acontecido a Baby Jane?" (What ever happened to Baby Jane?, 1962) - Quarta (3), 22h10
7. "Rio vermelho" (Red river, 1948) - Quinta (4), 20h
8. "Perseguidor implacável" (Dirty Harry, 1971) - Quinta (4), 22h15
9. "O ocaso de uma lenda" (This is Spinal Tap, 1984) - Sexta (5), 20h
10. "Vampiros de almas" (Invasion of the body snatchers, 1956) - Sexta (5), 21h30
11. "O barco – Inferno no mar" (Das boot, 1981) - Sábado (6), 20h
12. "O poderoso chefão" (The godfather, 1972) - Sábado (6), 22h30
13. "Os dez mandamentos" (The ten commandments, 1956) - Domingo (7), 20h
14. "Aventuras de Robin Hood" (Adventures of Robin Hood, 1938) - Domingo (7), 23h45
15. "Matar ou morrer" (High noon, 1952) - Segunda (8), 20h
16. "Confidências à meia-noite" (Pillow talk, 1959) - Segunda (8), 21h30
17. "Todos os homens do presidente" (All the president's men, 1976) - Terça (9), 20h
18. "Grande Hotel" (Grand Hotel, 1932) - Terça (9), 22h25
19. "Pacto de sangue" (Double indemnity, 1944) - Quarta (10), 20h
20. "A princesa e o plebeu"(Roman holiday, 1953) - Quarta (10), 21h55
21. "O enigma do outro mundo" (The thing, 1982) - Quinta (11), 20h
22. "Amargo pesadelo" (Deliverance, 1972) - Quinta (11), 21h55
23. "Agonia e glória" (The big red one, 1980) - Sexta (12), 20h
24. "O iluminado" (The shining, 1980) - Sexta (12), 22h
25. "O bom, o mau e o feio" (The good, the bad & the ugly, 1966) - Sábado (13), 20h
26. "Os doze condenados" (The dirty dozen, 1967) - Sábado (13), 22h50
27. "A marca da maldade" (Touch of evil, 1958) - Domingo (14), 20h
28. "Os pássaros" (The birds, 1963) - Domingo (14), 21h40
29. "A força do destino" (An officer and a gentleman, 1982) - Segunda (15), 20h
30. "Noivo neurótico, noiva nervosa" (Annie Hall, 1977) - Segunda (15), 22h10
31. "Meu amigo Harvey" (Harvey, 1950) - Terça (16), 20h
32. "Um dia em Nova York" (On the town, 1949) - Terça (16), 21h50
33. "A conversação" (The conversation, 1974) - Quarta (17), 20h
34. "Galante e sanguinário" (3:10 to Yuma, 1957) - Quarta (17), 21h55
35. "O terceiro homem" (The third man, 1949) - Quinta (18), 20h
36. "No calor da noite" (In the heat of the night, 1967) - Quinta (18), 21h45
37. "Tootsie" (Tootsie, 1982) - Sexta (19), 20h
38. "Se meu apartamento falasse" (The apartment, 1960) - Sexta (19), 22h
39. "Os irmãos Cara-de-Pau" (The Blues Brothers, 1980) - Sábado (20), 20h
40. "O selvagem" (The wild one, 1954) - Sábado (20), 22h15
41. "Por quem os sinos dobram" (For whom the bell tolls, 1943) - Domingo (21), 20h
42. "O sol é para todos" (To kill a mockingbird, 1962) - Domingo (21), 22h40
43. "Entre dois amores" (Out of Africa, 1985) - Segunda (22), 20h
44. "Cupido é moleque teimoso" (The awful truth, 1937) - Segunda (22), 22h45
45. "O planeta proibido" (Forbidden planet, 1956) - Terça (23), 20h
46. "Dr. Fantástico" (Dr. Strangelove or: How I learned to stop worrying and love the bomb, 1964) - Terça (23), 21h45
47. "A felicidade não se compra" (It's a wonderful life, 1946) - Quarta (24), 20h
48. "A roda da fortuna" (The band wagon, 1953) - Quarta (24), 22h15
49. "Spartacus" (idem, 1960) - Quinta (25), 20h
50. "Frankenstein" (Frankenstein, 1931) - Quinta (25), 23h10