Inscrições para o Festcine Amazônia prossegue até o dia 29
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Todos os festivais de cinema realizados no Brasil e em outros países contam com um símbolo que representa a identidade do evento. Não poderia ser diferente com o Festcine Amazônia - Festival de Cinema e Vídeo Ambiental que desde a sua primeira edição há quase seis anos tem como símbolo o Mapinguari, o protetor da floresta.
Todas as lendas amazônicas são fantásticas, a do Mapinguari em especial - já que é aquele grande protetor da floresta. Se alguém entra pra destruir a mata, certamente será encarado pelo gigante protetor. Sem desmerecer Iara, Boto, Curupira, Mãe-d’água entre outras lendas e mitos que povoam e fazem parte do imaginário dos povos da floresta amazônica.
O Troféu Mapinguari representa tudo que o Festcine Amazônia pretende desde a sua primeira edição em 2003, ou seja, colocar em evidência o tema ambiental e ao mesmo tempo fomentar a discussão, a reflexão sobre as causas ambientais. “Mas lembrando que o Festival é aberto para a inscrição de todo e qualquer gênero de produção áudio visual”, frisa o curador do Festival, Jurandir Costa.
A lenda do Mapinguari, um animal que pertence ao imaginário dos povos da Amazônia, conta que ele é a mistura de um homem com um grande macaco que habita a floresta. Com pêlos em todo o corpo, tem um único olho no centro do rosto e uma grande boca na barriga. Daí foi surgindo histórias aterrorizadoras do grande monstro da floresta, uma delas é que ao andar pela mata, emite um som semelhante ao dado pelos caçadores. Se um deles se encontra perto, imaginado ser outro caçador e vai ao seu encontro, acaba ficando mutilado, quando não perde a vida, dado a ferocidade do combate, pois o Mapinguari devora-o, começando pela cabeça.
Os organizadores do Festcine Amazônia que, este ano tem como tema “Não – A natureza não pode sair de cena – enfatizam a importância da mitologia "mapinguariana" para o evento, pois o troféu Mapinguari só é entregue àquelas personalidades com relevantes serviços prestados ao cinema, a floresta, e as causas sociais.
A premiação está dividida nas categorias: Melhor filme e vídeo que concorrem igualmente ao Troféu Mapinguari que dá nome a todos os prêmios, inclusive o de Júri Popular e uma câmera de vídeo digital. As reportagens com temática ambiental também concorrem à premiação, divididas em melhor vídeo reportagem ambiental, melhor reportagem ambiental rondoniense e melhor reportagem ambiental nacional.
As inscrições para 6º Festcine Amazônia – Festival de Cinema e Vídeo Ambiental estarão abertas até 29 de agosto de 2008. Mais informações no site www.festcineamazonia.com.br. O Festival acontece em Porto Velho, Rondônia no período de 10 a 15 de novembro de 2008. Emails para contato: fest_cine@hotmail.com e contato@festcineamazonia.com.br.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!