DICA CULTURAL - Sessão Brasil exibe versão cinematográfica de Vestido de Noiva de Nelson Rodrigues - Por Humberto Oliveira
Encenada pela primeira vez em dezembro de 1943 a peça Vestido de Noiva, de Nelson Rodrigues acabou consagrada como o marco inicial da moderna dramaturgia brasileira. Mais de sessenta anos depois a obra de Nelson ganha versão cinematográfica pelas mãos de Jofre Rodrigues, ninguém menos que um dos filhos do dramaturgo morto em 1980.
O cartaz desta segunda-feira (18) da Sessão Brasil, da Rede Globo é justamente o filme Vestido de Noiva (2006) até então inédito na televisão. No elenco nomes como Marília Pêra (JK), Letícia Sabatela (A Muralha), Simone Spoladore (Os Maias) e Marcos Winter (Agosto).
O diretor Jofre Soares tomou algumas liberdades na transposição do texto teatral para o roteiro. Enquanto a peça se desenrola em três planos (realidade, alucinação e memória) a trama do filme se passa em apenas duas – realidade e memória.
A trama gira em torno de Alaíde que é atropelada. Enquanto a jovem é operada sofre alucinações e perda da memória. Até que se lembra de sua vida a partir do momento em que leu o diário de madame Clessi, encontrado na casa para onde a família se mudara. Em meio ao delírio, ela recorda a própria disputa com a irmã Lúcia pelo amor de Pedro. Horas antes do atropelamento, ela descobrira um plano secreto dos dois. Realidade e memória se misturam até o desfecho surpreendente. O filme Vestido de noiva estreou em 03 de outubro, no Odeon BR com a presença do diretor e de todo o elenco.
Outras obras de Nelson também foram adaptadas para cinema com destaque para Toda nudez será castigada, de Arnaldo Jabor; Boca de Ouro dirigido por Nelson Pereira do Santos tendo como protagonista Jece Valadão. Para televisão destacamos as adaptações de Meu destino é pecar, Engraçadinha e os contos de A vida com ela é, todas exibidas pela Globo.
Então caro leitor se você aprecia a obra de Nelson Rodrigues, principalmente Vestido de Noiva ou se nunca assistiu a nenhuma peça do autor então esta noite é sua oportunidade de conhecer uma das histórias mais fascinantes da dramaturgia nacional. Sessão Brasil começa depois do Jornal da Globo. Boa diversão.