Após visitar as obras de reforma do prédio onde funcionará o Instituto Matheus Moraes (IMM) em Porto Velho, na Avenida Migrantes, no bairro Costa Silva, o jornalista Roberto Kuppê, presidente do IMM, anunciou que os cursos gratuitos de informática começam a funcionar a partir do dia 1º de novembro.
Segundo Kuppê, serão oferecidos cursos para crianças, jovens e adultos carentes, com duração média de três meses. "Além dos cursos de informática, será implantado aqui o Projeto Canteiros Musicais, numa parceria com a fundação do cantor cearense Raimundo Fagner", informou Kuppê.
De acordo com a assessoria de imprensa da Fundação Raimundo Fagner, o projeto Canteiros Musicais tem por objetivo a iniciação ao aprendizado musical através da informática. "Trata-se de um método informatizado que, a partir de um software editor de partitura e da adaptação de um pequeno teclado no computador, possibilita a realização de aulas interativas", destacou o cantor Fagner.
Ele explicou que um instrutor virtual ensina aos alunos os passos para que eles possam tocar, no teclado, uma determinada música. "O programa inicia também o aluno em teoria musical, ensinando-o, por exemplo, a ler e a redigir partituras", ressaltou Fagner, acrescentando que o projeto foi implantado com sucesso em Minas Gerais, numa parceria com o governo mineiro e com o apoio do ministério da Ciência e Tecnologia.
O projeto Canteiros Musicais "é dirigido, preferencialmente, aos jovens de 6 a 16 anos, independente do conhecimento musical, sendo necessário, no entanto, um pequeno domínio da informática", explicou o cantor cearense.
Dom Bosco
Em sua primeira visita a Porto Velho, após ganhar na Mega Sena, Roberto Kuppê aproveitou para rever amigos e visitar o Colégio Dom Bosco, onde estudou no período de 1972 a 1977. Ele foi recebido pelo diretor financeiro da instituição, padre Augusto Bartoli, que foi diretor-geral do colégio na época em que o jornalista estudou lá. "Foi uma visita rápida, mas emocionante", destacou Kuppê, acrescentando que viveu grandes momentos no Dom Bosco. Ao passar pelos largos corredores do colégio, o jornalista, agora empresário e presidente do Instituto Matheus Moraes, cumprimentou funcionários da escola que trabalham lá desde a época em que ele era estudante.
Roberto Kuppê comentou com o padre Augusto sobre suas ações sociais e informou que nesta sexta-feira, Dia das Crianças, oferecerá uma grande festa para a garotada, com farta distribuição de brindes e entrega de presentes para 150 crianças que enviaram cartas para ele contando suas histórias de vida. Foram enviadas mais de 1.500 cartas para o jornalista. O evento será realizado a partir das 16h na Quéops.
A apresentação da festa ficará por conta do deputado Lindomar Garçon, titular do programa " Gente da Nossa Terra", veiculado pela TV Candelária (Record).
Foram contratados artistas do quadro Jovens Talentos do Programa Raul Gil , da TV Bandeirantes. São Eles: César Camargo, Rodrigo Rios e Thaís Séliguer. E as bandas de rock Sedna, de Porto Velho, e Whisky 74, de Brasília. Também se apresentarão um coro de 40 crianças e vinte violinistas mirins assistidos pela Casa do Pai, sob a coordenação do maestro Marcelo Yamasaki e do Pastor Ezequiel da Escola de Música Thomas Jefferson. E muito mais: haverá muitas brincadeiras, como pula-pula e animação de artistas locais, sem contar a farta distribuição de lanches. Um forte esquema de segurança foi montado para garantir a integridade física dos participantes. Haverá transporte gratuito de crianças e famílias carentes, que moram em bairros mais distantes. Alguns agraciados serão contactados - via telefone - pelo próprio presidente do Instituto Matheus Moraes. Os presentes, cerca de 20 PCs, 60 bicicletas, cestas básicas, reformas de casas e duas centenas de brinquedos serão entregues durante a festa na Quéops. A partir das 13h sairão dois ônibus da Associação Comunitária do bairro Socialista (Zona Leste) com destino a Quéops. Os ônibus retornarão para o bairro Socialista logo após o evento.
Pedra Fundamental
No sábado, às 10h, o jornalista Roberto Kuppê fará o lançamento oficial da pedra fundamental da construção da futura sede de Rondônia do Instituto Matheus Moraes, na Avenida Guaporé, em frente a Boate Quéops. Foi adquirida uma área de 30 mil metros quadrados, onde serão construídos os prédios do IMM, incluindo a administração, salas de aula, restaurante, área de lazer, teatro, auditório, etc. As obras devem iniciar em janeiro de 2008, após a aprovação dos projetos arquitetônicos e de engenharia.
Tijolo Ecológico
O jornalista Kuppê visitou também a casa do amigo Luiz Ceará, no bairro Mato Grosso, onde estão os equipamentos adquiridos pelo IMM em Pimenta Bueno para a instalação de uma usina de tijolos ecológicos. "A fábrica de tijolos ecológicos será instalada nos fundos do terreno de 30 mil quadrados e os tijolos serão empregados em todas as obras do Instituto Matheus Moraes, gerando emprego e renda para a população carente, já que serão construídas em breve 100 casas populares em Porto Velho. Além disso, vamos doar os tijolos para creches e associações comunitárias de Rondônia", informou Kuppê.
*
VEJA TAMBÉM:
*
Roberto Kuppê firma parceria com a Fundação Raimundo Fagner
*
Primeira família a se hospedar na Casa de Apoio de Rondônia em Brasília é de Guajará-Mirim