*# Por: Humberto Oliveira
*-
*EDITORIAL
*Como havia mencionado nesta coluna, com o final da novela Belíssima, de Silvio de Abreu, quem ganha espaço é o estilo “gente como a gente” de Manoel Carlos (Por Amor, Laços de Família,Mulheres Apaixonadas, entre outras). Maneco, como é conhecido Manoel Carlos, mais uma vez explora temas que lhe são caros: traição, preconceito, amores incompreendidos, casamentos desfeitos, maridos indóceis e esposas infiéis, bulimia, Síndrome de Down, desprezo e vilanias normais do dia a dia. Tem também mais uma Helena, desta vez vivida em PÁGINAS DA VIDA por Regina Duarte, aliás,a terceira Helena interpretada pela atriz, as outras foram em HISTÓRIA DE AMOR e POR AMOR.
*PÁGINAS DA VIDA mal estreou e já está causando polêmica. E graças aos depoimentos de pessoas que viveram determinadas situações mostradas durante o capítulo ou no decorrer da novela. Segundo o autor, os depoimentos são verdadeiros e servem para legitimar o folhetim. Mas no meu ponto de vista o folhetim televisivo não precisa necessariamente retratar a realidade nua e crua, pois, creio eu, que o espectador não quer chegar em casa, ligar sua televisão para assistir aquele produto puramente escapista, a sua própria ou a realidade do vizinho. De jeito nenhum. A telenovela é de natureza alienante, não foi criada para causar reflexão ou mudanças no mundo significativas no mundo, na verdade, a telenovela existe apenas para ser exibida entre os intervalos comerciais. É triste, mas é verdade.
*A trama é apenas para manter você ligado. Todas as histórias já foram contadas. Novela vai, novela vem – os ingredientes serão sempre os mesmos, o que muda são os atores (nem sempre), porém, no fundo, o protagonista quer terminar numa boa com a mocinha, que sofreu durante 200 capítulos por causa desse amor, o vilão às vezes se dá mal, noutras, se dá bem, muitas vezes a trama faz sentido, mas na maioria das telenovelas a premissa se perde depois do capítulo 20 e daí para diante é esperar pelo óbvio e um último capítulo quase sempre decepcionante. Com Belíssima foi assim, e com Páginas da Vida será também. Agora é assistir e constatar o óbvio.
*
ADEUS E HOMENAGEM A UM GRANDE ARTISTA
*Esta semana o Brasil perdeu um dos seus mais expressivos atores – Raul Cortez, que faleceu depois de lutar mais de dois anos contra o câncer. O ator teve seu corpo cremado e a seu pedido, as cinzas jogadas em um sitio que vivera os últimos anos.
*Raul Cortez deixa sua marca e talento não apenas na história da televisão brasileira, mas no cinema e principalmente no teatro onde participou de mais de trinta peças.
*Os admiradores de seu talento jamais esquecerão os personagens em novelas como ÁGUA VIVA, MULHERES DE AREIA,e principalmente as caracterizações perfeitas dos personagens Jeremias Berdinazi (REI DO GADO) e o pianista Genaro da esquecível ESPERANÇA. Raul Cortez também interpretou um italiano em TERRA NOSTRA. Muito embora esses personagens tenham sido italianos, nenhum deles se repetiu, cada um parecia interpretado por um ator diferente. Isso graças ao talento deste excepcional ator chamado RAUL CORTEZ.
*Esta a sincera homenagem que a Coluna ALMANAQUE faz a este artista completo, que emprestou seu dom, seu talento para eternizar a arte de representar ao mesmo tempo demonstrando humildade e grandeza.
*DVD CLÁSSICO
*Acaba de ser lançado em dvd o clássico noir dirigido por Jules Dassin em 1948 - CIDADE NUA, que inspiraria a criação, dois anos depois, de um seriado homônimo.
*CIDADE NUA acompanha as histórias vividas por dois detetives da cidade de Nova York, Muldoon (Barry Fitzgerald) e Jimmy Halloran (Don Taylor) são designados para investigar misterioso assassinato de uma mulher. Seguindo os rastros das jóias roubadas ligadas ao crime, os detetives localizam Ruth e seu noivo. Os dois, juntamente com o assassino da mulher, controlam um ladrão de jóias que vem importunando a sociedade de Nova York. Um dos mais excitantes filmes do gênero "noir" da década.
*Dassin explora com maestria o uso do claro escuro da fotografia em preto e branco. Isso sem falar nos personagens fatalistas e atormentados, assim como os policiais incorruptíveis que caçam criminosos de forma implacável, mas dentro da lei. CIDADE NUA mostra uma violência que na época chocou pelo realismo, no entanto, visto hoje ainda pode causar o mesmo desconforto.
DVD CLÁSSICO II
*Um dos grandes sucessos cinematográfico dos anos 1970, chega em versão digital - O PEQUENO GRANDE HOMEM realizado em 1970 pelo cineasta Arthur Penn, (o mesmo de Uma rajada de balas) e que traz no elenco nomes como Dustin Hoffman, Faye Dunaway, Martin Balsam.
*O filme conta a trajetória de Jack Crabb (Dustin Hoffman) um homem que diz ter 121 anos e conta num hospital à história de sua vida, entre os índios Sioux. Jack alega ter conhecido lendas do velho oeste como o pistoleiro Wild Bill Hicock (Jeff Corey), o General Custer (Richard Mulligan). O filme de Penn retrata com veracidade o período mais cruel da história dos EUA, inspirou Kevin Costner a produzir e dirigir, o grande vencedor do Oscar, Dança com Lobos, que assim como O PEQUENO GRANDE HOMEM, pode ser considerado um western revisionista, ironicamente no sentido contrário dos filmes de John Ford, que exaltava o velho oeste enquanto Penn desmistifica o mesmo.
*BUTCH CASSIDY E SUNDANCE KID (1969) é mais um western lançado em dvd. O filme de George Roy Hill e que traz no elenco astros incontestáveis da época – Paul Newman como Butch Cassidy e Robert Redfort como Sundance Kid (a dupla interpreta os fora-da-lei mais simpáticos do velho oeste) que protagonizam este faroeste farsesco e brincalhão que foi um dos maiores sucessos do gênero e também premiado com o Oscar. O filme mistura aventura, romance, ação e comédia na dose certa embalada pela trilha sonora composta por Burt Bacharach.
*O dvd duplo traz informações especiais como Comentário em áudio de George Roy Hill (Golpe de Mestre), Hal David, Robert Crawford Jr. e Conrad Hall e Comentário do roteirista William Goldman (Todos os homens do presidente, Louca Obsessão). No segundo dvd o espectador pode conferir os documentários - Tudo a seguir é verdade: Making of , O bando selvagem: A verdadeira lenda de Butch & Sundance, entrevistas, cena excluída , George Roy Hill e o desafio de Robert Redford, Créditos alternativos, Trailers.
*BUTCH CASSIDY E SUNDANCE KID é diversão de primeira.
*SUPERMAN – A SÉRIE ANIMADA – VOLUME II
*Enquanto os fãs se deliciam com o novo SUPERMAN, O RETORNO, aqueles mais caseiros e fãs do “Homem de Aço” podem desfrutar as novas aventuras vividas por ele neste segundo volume que traz três dvds com 18 episódios de SUPERMAN, A SÉRIE ANIMADA.
*SUPERMAN enfrenta Metalo, Lex Luthor, Braniac entre outros, como sempre salva Lois Lane, e ainda arranja tempo para uma matéria ou outra como Clark Kent.
*Como extras apenas um documentário de 12 minutos sobre os vilões que assolam a cidade de Metrópolis. Diversão para toda a família.
*LIVROS
*GUIA DE DVD COM RUBENS EWALD FILHO - Se você é do tipo que chega numa locadora de filmes e se sente absolutamente perdido e acaba levando para casa dvds indicados por funcionários ansiosos para descarregar os últimos lançamentos, nem sempre ao gosto do cliente? Então o Guia de DVD 2006 de Rubens Ewald Filho é o livro perfeito para garantir uma locação sem arrependimentos tardios.
*O guia de Rubens Ewald Filho (ele dispensa apresentações) traz indicações inéditas e completas de 1200 lançamentos em DVD, ocorridos durante todo o ano de 2005 (inclusive os grandes filmes para o fim do ano, como 2 Filhos de Francisco e Guerra dos Mundos). É o único livro existente no Brasil que ficha todos os lançamentos importantes de filmes (sejam de ficção, documentários ou séries de TV), portanto, indispensável para quem aluga filmes ou deseja formar sua DVDteca. Além da crítica, cotação (de um a cinco), ficha técnica (com todas as informações), traz também sinopse e comentários. É um livro inteiramente novo.
*Compre logo o seu e nunca mais corra o risco de pedir o filme GHANDI e alguém indagar se é um filme de artes marciais ou então perguntar por DRÁCULA DE BRAM STOKER e ouvir como resposta que o tal filme desse diretor está locado,mas que ali existe outro filme do mesmo cineasta! Vá por mim. Siga o GUIA DE DVD COM RUBENS EWALD FILHO, pois o resto é perda de tempo e dinheiro.
*-
*Bem amigos da COLUNA ALMANAQUE vamos ficando por aqui, pelo menos por enquanto. Prometemos voltar na próxima semana com dicas de livros, filmes,dvds, e afins.
*-
*Humberto Oliveira é bacharel em jornalismo e depois de assistir “Super-Homem, o retorno” não sabe se some por cinco anos para evitar em assistir outro filme do diretor Bryan Singer.