*
Por: Humberto Oliveira
*
*
RAY
*Um dos melhores filmes do ano RAY dirigido por Taylor Hackford, traz Jamie Foxx absolutamente perfeito em sua interpretação de Ray Charles. Ótima reconstituição de época e um Oscar de Melhor Ator para Foxx, que desaparece para dar lugar a Ray Charles nesta cinebiografia maravilhosa, que combina drama, música e ótimas interpretações. Nota 10. RAY já disponível nas locadoras da cidade.
*
2 filhos de Francisco
*Cinema nacional no que tem de melhor – uma história simples, escolha perfeita de elenco e um diretor empenhado em transmitir a verdade e não apenas o seu ponto de vista. Breno Silveira não quer provar nada e muito defender uma tese ou teoria, quer e consegue comover o público. Grande sucesso do cinema brasileiro, que tem em seu elenco o ponto forte, principalmente a interpretação de Ângelo Antônio como Seu Francisco. Vale a pena. Para ver e se emocionar. Outro destaque do elenco é Dira Paes e os meninos Dablio Moreira e Wigor Lima. E melhor de tudo é que você não precisa ser fã de Zezé Di Camargo e Luciano ou de música sertaneja para gostar de 02 filhos de Francisco.
*
Doze homens e outro segredo
*Steven Soderbergh conseguiu algo raro na história do cinema: reuniu o mesmo elenco do filme de Onze homens e um segredo e realizou – Doze homens e outro segredo - uma seqüência tão boa quanto o primeiro. Estão todos juntos de novo: George Clooney, Brad Pitt, Julia Roberts, Matt Damon, Andy Garcia, Don Cheadle e ainda acrescentou Catherine Zeta-Jones e Vincent Cassel. Doze homens e outro segredo, diversão para quem fez (basta assistir aos extras do dvd duplo), e divertido para quem assiste. Passatempo de primeira, produzido com requinte, dirigido com leveza e atuações acima da média de todo o elenco.
*
Sin City – Cidade do Pecado
*A União de Robert Rodriguez e Frank Miller resultou na adaptação para cinema do violento e sanguinário gibi de Miller SIN CITY – A CIDADE DO PECADO. Rodriguez, famoso por filmar rápido e gastar pouco, afinal de contas ele produz, cria os efeitos, escreve roteiros, dirige, faz a fotografia do filme e de quebra ainda compõe a trilha sonora. Então com SIN CITY, ele não fez diferente e ao dividir e creditar a direção com Frank Miller, teve sérios problemas com o sindicato. SIN CITY não é um filme para todos os gostos: violência explicita, jorros de sangue, nudez e personagens bizarros fazem desse filme o melhor deste cineasta, que já está providenciando uma seqüência. O perturbador SIN CITY figura entre os melhores filmes do ano. Não existe meio termo, ou você vai adorar ou vai detestar.
*
King Kong
*“Quando a fera olhou a bela, se apaixonou ficando totalmente a sua mercê e assim assinou sua sentença de morte” – Nestas duas linhas definimos a essência da história do clássico de 1933 - KING KONG. Setenta anos depois Kong está de volta, desta vez pelas mãos do cineasta Peter Jackson que, realizou uma fantástica refilmagem. O novo KING KONG é uma produção luxuosa cuja trama transcorre em dois lugares distintos: A cidade de Nova York e na ilha onde habita o gorila gigante e outros animais pré-históricos. Os efeitos especiais são de cair o queixo e Jackson presenteia o público com seqüências de tirar o fôlego. KING KONG tem três horas de duração, mas o filme é tão bom, que o espectador nem nota o tempo passar. Diversão de primeira.
*
O Aviador
*Parecia que Martin Scorsese levaria seu Oscar de Melhor Diretor para casa, mas não foi dessa vez. A superprodução O AVIADOR, com Leonardo Di Caprio interpretando Howard Hughes, demonstra mais uma vez o talento incontestável de Scorsese, que reproduz em seus mínimos detalhes a Hollywood dos anos trinta, o glamour dos astros e estrelas da época, os bastidores do cinema e da vida de Hughes, um homem milionário e cheio de excentricidades. Nota dez para Scorsese. Destaque para atuação de Leonardo Di Caprio. O AVIADO já foi lançado em dvd duplo recheado de extras.
*
Closer – Perto demais
*Desde TEMPESTADE DE GELO, de Ang Lee, não se via nas telas um drama adulto, verdadeiro e contundente como CLOSER – PERTO DEMAIS, magistralmente dirigido por Mike Nichols. Com texto enxuto e ótimas interpretações de Natalie Portman, Clive Owen, Julia Roberts e Jude Law, CLOSER mergulha fundo na intimidade dos personagens fazendo com que cada um exponha suas fraquezas, mentiras, frustrações, fantasias, medos e limitações de caráter. CLOSER – PERTO DEMAIS é uma pequena obra prima.
*
Batman Begins
*Nos anos 60, ele foi transformado em personagem camp para divertir e alienar os espectadores de televisão, nos anos 80 retorna pelas mãos e prisma de Tim Burton e agora ele reaparece com força total. BATMAN BEGINS é Nota DEZ. A nova roupagem dada ao personagem imortal criado por Bob Kane, a atuação de Bale e a direção de Nolan, o clima geral do filme e tudo mais que faz dele a melhor adaptação do Cavaleiro das Trevas para o cinema. A primeira cena em que ele aparece é de arrepiar. Isso sem falar nas atuações de Michael Caine, Liam Neeson, Gary Oldman e Morgan Freeman. BATMAN BEGINS é para ver e rever. E que venha o número dois.
*
Os Incríveis
*O desenho anterior dirigido por Brad Bird, o GIGANTE DE FERRO, não recebeu a atenção devida, mas nem por isso Brad desanimou e mergulhou de cabeça no seu novo projeto – OS INCRÍVEIS, lançado em 2004, mas exibido em Porto Velho este ano, se transformaria em um grande sucesso de público e de crítica em todo mundo. OS INCRÍVEIS tem tudo que um bom filme deve ter para satisfazer os espectadores: uma família de super-heróis, um vilão cheio de péssimas intenções, muita ação e referências ao mundo das histórias em quadrinhos. OS INCRÍVEIS é diversão para toda família. Nota DEZ.
*
Menina de Ouro
*E finalmente chegamos ao filme que leva no título o que ele vale, ou seja, ouro. O grande vendedor do Oscar 2005 - MENINA DE OURO dirigido por Clint Eastwood, de longe o melhor filme do ano e o melhor deste cineasta, que desde OS IMPERDOÁVEIS não acertava a mão. No elenco premiadíssimo estão Hilary Swank (Melhor Atriz), Morgan Freeman (Melhor Ator Coadjuvante), o próprio Eastwood (Melhor Diretor) e o Oscar mais importante – O de Melhor Filme. Para definir em apenas uma palavra MENINA DE OURO – EMOCIONANTE.
*
*
- Clique no link abaixo e continue se divertindo no último tópico -
*
*-
Se você acha que acabou, se enganou ou as edições especiais do ano em dvd - Por Humberto Oliveira