A falta de estrutura na rede hospitalar para atender a demanda atípica de pacientes internados por conta da pandemia de COVID-19 já começa mostrar cenários assustadores em Porto Velho (RO).
Neste último domingo (28) imagens retiradas dentro da Unidade de Pronto Atendimento – UPA, localizada na zona Sul da cidade, mostra o local totalmente tomado por pessoas infectadas pelo vírus.
Consultórios, salas de suturas, tudo transformado em enfermarias para atender a comunidade. Não existem leitos de UTI vagos em Porto Velho.
A UPA Sul está focada no atendimento exclusivo de pacientes internados por COVID-19.
De acordo com servidores da Saúde que trabalham na UPA Sul, a situação é desesperadora, uma vez que as infecções e mortes aumentam entre os próprios trabalhadores.
População não respeita
Nesta última semana os fiscais da prefeitura e Governo do Estado tiveram trabalho para conter as aglomerações na capital.
Na quinta-feira (26) centenas de pessoas se reuniram no Espaço Alternativo para comemorarem o título nacional do Flamengo.
Já no final de semana uma equipe teve trabalho para conter o fluxo de pessoas no Skate Parque.
Essas situações se repetem também em cidades do interior do Estado, onde a polícia conteve um evento com mais de 200 pessoas.
Apenas nas últimas 24 horas a cidade de Porto Velho confirmou 480 infecções por COVID-19 e 13 mortes.