O Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) anuncia a realização de um novo Concurso Público destinado a selecionar candidatos que possuam certificado de conclusão do ensino médio ou que estejam cursando o último ano do ensino médio em 2021 e que sejam aprovados ao término do período letivo. Conforme o documento oficial, o objetivo do certame é o preenchimento de oportunidades ao quadro de oficiais engenheiros da ativa e da reserva por meio de formação acadêmica superior em especialidades de engenharia.
As oportunidades ofertadas nas áreas de engenharia oferecidas pelo ITA são: Aeroespacial, Aeronáutica, Civil-Aeronáutica, de Computação, Eletrônica e Mecânica-Aeronáutica.
Segundo o documento, serão 150 vagas para o ano letivo de 2022, sendo 30 para optantes pela carreira militar exclusivamente para aqueles candidatos que tenham interesse em ingressar no Quadro de Oficiais Engenheiros (QOEng) da Ativa da Força Aérea Brasileira, e 120 para não-optantes à carreira militar, destinadas aos candidatos que não tenham interesse em ingressar no Quadro de Oficiais Engenheiros da Ativa da Força Aérea Brasileira, mas ingressando no Quadro de Engenheiros da Reserva da Aeronáutica. A opção pelas vagas deverá ser feita no ato da inscrição.
Vale ressaltar que a oportunidade é voltada para cidadãos brasileiros, de ambos os sexos, que atendam aos pré-requisitos, condições e normas estabelecidas no documento oficial. Dentre os demais requisitos, é necessário que os candidatos sejam brasileiros, voluntários e que não complete 25 anos de idade até 31 de dezembro do ano da matrícula para ingresso no curso de graduação em engenharia do ITA.
Curso
O Curso de Graduação em Engenharia no ITA tem duração de cinco anos, dos quais os dois primeiros anos constituem o Curso Fundamental, com conteúdos básicos de engenharia, e os três últimos anos correspondem aos Cursos Profissionais, específicos para cada especialidade de Engenharia.
O Curso de Preparação de Oficiais da Reserva (CPOR) é dividido em três fases: a primeira fase, com duração de aproximadamente 30 dias, antes do início das aulas no 1º Ano do Curso Fundamental do ITA, será realizada em regime de internato, durante o qual os alunos estarão inteiramente voltados para as atividades militares, sob coordenação exclusiva do CPORAER-SJ; a segunda fase seguirá grade curricular específica, definida pelo CPORAER-SJ, concomitantemente com o 1º Ano letivo do ITA; e a terceira fase é exclusiva para os alunos optantes ao QOEng e, também, seguirá grade curricular específica, definida pelo CPORAER-SJ, concomitantemente com o 2º Ano do Curso Fundamental do ITA.
Como concorrer
As candidaturas devem ser realizadas exclusivamente via internet, no período de 2 de agosto de 2021 a 15 de setembro de 2021, mediante o pagamento de R$ 170,00 de taxa de participação.
É importante destacar que os candidatos que se enquadram nos critérios estabelecidos do edital, podem solicitar a isenção da taxa durante o período de inscrições.
Já a avaliação dos candidatos inscritos será realizada por meio de provas escritas, exame de escolaridade e Inspeção de Saúde (INSPSAU). Dito isto, as provas escritas, que estão previstas para serem aplicadas nos dias 2, 24 e 25 de novembro de 2021, serão compostas das seguintes disciplinas: língua portuguesa, língua inglesa, matemática, física, química e redação.
As provas serão realizadas nas cidades de Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Campo Grande, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Juiz de Fora, Londrina, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Salvador, São José dos Campos, São José do Rio Preto, São Luís, São Paulo, Teresina e Vitória.
O presente Concurso Público terá validade apenas para a matrícula no ITA no início do primeiro período letivo do ano de 2022.