Esses profissionais serão distribuídos em 52 brigadas, localizadas em 17 estados e no Distrito Federal.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) do Ibama deu início ao processo de contratação de 886 brigadistas florestais, dos quais 666 atuarão no combate a incêndios florestais, 138 serão chefes de esquadrão, 56 assumirão a chefia de brigadas, 23 terão a função de gerentes do fogo estaduais e 3 serão gerentes federais. Esses profissionais serão distribuídos em 52 brigadas, localizadas em 17 estados e no Distrito Federal.
O objetivo da contratação é o combate às queimadas durante o período de estiagem, que se concentra entre julho e outubro. Serão formadas 27 brigadas em terras indígenas, 13 em assentamentos federais e 2 em território quilombola, além de 7 brigadas especializadas em diferentes biomas e 3 de pronto atendimento.
As contratações ocorrem nos estados do Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia, Tocantins e no Distrito Federal.
O Programa Brigadas Federais protege diretamente cerca de 15 milhões hectares de terras indígenas, 7,5 milhões de hectares de projetos de assentamento e 265 mil hectares de territórios quilombolas. Também auxilia a proteção de cerca de 12 milhões de hectares de Unidades de Conservação (UCs) federais, estaduais e municipais.
Segundo o coordenador do Prevfogo, Gabriel Zacharias, a aquisição de novos equipamentos e veículos adaptados contribui para a prevenção e combate aos incêndios florestais, mas a contratação de brigadistas é o item mais importante do Programa Brigadas Federais. “As pessoas contratadas nas comunidades trazem na bagagem o conhecimento da realidade regional, que será somado à capacitação especializada do Prevfogo. Esses homens e mulheres fazem grande diferença no enfrentamento dos problemas relacionados aos incêndios florestais no Brasil”, disse Zacharias.
As inscrições para o processo seletivo da brigada especializada de pronto atendimento do Distrito Federal serão realizadas entre os dias 02 e 05 de maio, conforme exigências do Edital publicado no site do Ibama.
Informações sobre contratações nos demais estados podem ser obtidas nas superintendências do Ibama.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!