Em comemoração ao Dia Mundial da Filosofia, a escola de filosofia Nova Acrópole promove uma série de atividades culturais e educativas em Porto Velho e em diversas cidades do Brasil e do mundo. Mantendo as reflexões sobre o tema “A Busca da Unidade para Além das Diferenças”, propõe ações que reforçam o papel da filosofia na construção de sociedades mais justas, conscientes e humanas.
A iniciativa busca destacar a relevância da filosofia como ferramenta de transformação individual e coletiva, capaz de promover diálogos significativos, fortalecer valores universais e cultivar a convivência respeitosa entre diferentes culturas, ideias e modos de vida.
Em Porto Velho a programação acontece nos dias 20 e 22 de novembro, na sede da escola com as palestras “O Sentido da Vida na Tradição Oriental e Ocidental” e “Hipátia, Platão e Blavatsky A Ciência e o Mistério”. Aberto ao público, o evento tem entrada gratuita. As inscrições podem ser feitas em
acropole.org.br/portovelho/
Confira a programação completa:
Quinta-feira, 20 de novembro, às 18h
O Sentido da Vida na Tradição Oriental e Ocidental
Sobre a palestra: Mergulharemos em reflexão profunda sobre o sentido da vida a partir do diálogo entre as tradições filosóficas do Oriente e do Ocidente, explorando as diferentes visões filosóficas que, juntas, revelam caminhos complementares para compreender o sentido da existência.
Sábado, 22 de novembro, às 18h30
Hipátia, Platão e Blavatsky A Ciência e o Mistério
Sobre a palestra: Da Academia de Atenas à Biblioteca de Alexandria, todos partilham da busca de unir razão e transcendência. São vozes que lembram que conhecimento não é apenas acumular dados, mas também decifras símbolos e revelar sentidos ocultos.
Nova Acrópole traz o assunto “A Busca da Unidade para Além das Diferenças” em diversas abordagens no biênio 2024-2025 em seus grandes eventos como as Semanas da Terra (abril), das Artes (junho) e da Filosofia (em novembro). A proposta é ofertar cada vez mais profundidade para formas de encontrar a verdadeira Fraternidade.
Na Semana da Arte, por exemplo, as palavras como meios de Harmonia foram as abordagens do Prof. Luís Carlos Marques Fonseca, diretor nacional da Nova Acrópole – região Norte, ao tratar do Diálogo: Uma Ferramenta para a Unidade. “Hoje tudo parece que está pensado e compartilhado, mas no individual e no coletivo não sentimos tanta paz como deveríamos. É possível mudar isso. Quando um ser humano encontra dentro de si respostas profundas e realizações, propaga sua atitude para os demais”, comentou e da Profa. Lúcia Helena Galvão, professora voluntária da Nova Acrópole há mais de 35 anos, que trouxe o tema A Arte de Falar com o Coração, explicando sobre a diferença de retórica e oratória, sobre a dor da incoerência e os níveis de reflexões que levam as palavras sagradas.
Já no Dia Mundial da Filosofia de 2025, a escola de filosofia traz aspectos sobre o caminho da União, convergências e equilíbrio como ideias que podem ser vividas de forma prática por cada um, trazendo a beleza do Ser Humano expressa por Rumi e Khalil Gibran, a profundidade de Plotino e Helena Blavatsky, de Platão à Buda e muitos outros filósofos do Oriente e do Ocidente que deixaram pegadas nesta trilha de encontrar uma forma mais feliz de viver.
Sobre o Dia Mundial da Filosofia
O Dia Mundial da Filosofia foi instituído pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) com o objetivo de valorizar o pensamento crítico, o diálogo e a busca pelo conhecimento. A Nova Acrópole celebra a data desde 2002, reafirmando seu compromisso com a educação filosófica como caminho para o desenvolvimento integral do ser humano.