SAMILLY ARAÚJO: Advogada supera dificuldades e promove mentoria para jovens

Natural de Guajará-Mirim, ela começou a trabalhar cortando cabelo na varanda de casa

SAMILLY ARAÚJO: Advogada supera dificuldades e promove mentoria para jovens

Foto: Reprodução de acervo pessoal

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
19 pessoas reagiram a isso.
Samilly Araújo Vieira é uma pessoa admirável. Natural de Guajará-Mirim, a jovem de 23 anos, é advogada, barbeira e empreendedora. Com jornada acadêmica respeitável (ela foi a primeira de sua turma a passar no exame da Ordem antes de se graduar), ela começou a trabalhar cortando cabelos na varanda de casa e hoje realiza mentoria para acadêmicos de Direito prestes a realizar a segunda fase do exame da OAB e também promove, em parceria com a professora Jéssica Farias, o projeto ‘Conhecimento Liberta’, para adolescentes da rede pública de ensino de sua cidade natal.
 
 
No exercício da advocacia, Samilly trabalha com todos os tipos de causas - mas tem apreço por casos do direito Civil, em especial do direito familiar. “O advogado é o último escudo da pessoa vulnerável. Muitas vezes, sou contratada para resolver conflitos. Existe a premissa de que advogado defende bandido, mas não é isso. Eu não sou isso. Eu defendo o direito da pessoa humana.” Nas redes sociais, o lema da advogada é ‘solucionar problemas’.
 
 
FOTO: Samilly e sua mãe durante a formatura da jovem - Reprodução de acervo pessoal
 
O luto da morte da avó, as saudades da família e dificuldades empresariais advindas da pandemia colocaram em xeque a permanência de Samilly em Porto Velho. Ela, ainda nos anos finais da adolescência, se mudou para a capital rondoniense sozinha. Tentou outro curso que não o de Direito, mas preferiu perseguir a advocacia. 
 
Superou os empecilhos e, ainda na pandemia, tocou um negócio por conta própria. Criada por figuras maternas, a advogada tem como objetivo principal orgulhar a família. “Sou uma pessoa muito familiar. Acredito que tudo que eu faço aqui, em Porto Velho [longe da minha família], profissionalmente, é para retribuir o que me foi dado, o amor da infância, um futuro melhor para minha mãe”. A avó de Samilly foi e é uma grande inspiração para a jovem. Como registrado em reportagens anteriores, a perda da avó foi um grande desafio para ela. 
 
O ‘Conhecimento Liberta’, criado pela professora Farias e realizado na Escola Estadual Simon Bolívar, onde Samilly cursou o Ensino Médio, e em outras instituições públicas, oferece mentoria para estudantes sobre projeto de vida e discute a importância do estudo. “Um dia eu estive lá [no mesmo colégio] e se eu consegui crescer, todo mundo consegue. A intenção é debater com os jovens sobre a perseverança nos estudos”. 
 
A advogada divulga os projetos de mentoria para acadêmicos de Direito, de espécie preparatória para exames da Ordem, e registra o ‘Conhecimento Liberta’ nas redes sociais. Samilly ainda atua como barbeira no contraturno do exercício da advocacia. Confira abaixo.
 
 
 
Direito ao esquecimento

Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
A Prefeitura de Porto Velho deve investir mais em arborização?
Como você vai comemorar as festas de fim de ano?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS