Dois homens foram flagrados descartando lixo irregularmente no bairro Novo Horizonte, zona Sul de Porto Velho (RO). Os sujeitos, dirigindo um Celta preto, descarregaram uma carretinha com sacos cheios de resíduos nas proximidades do condomínio Araguaia na noite de sexta-feira (10). Um morador da região disponibilizou para
Rondoniaovivo as câmeras de segurança que filmaram a ação dos contraventores.
A prática de descarte irregular de lixo é comum na capital de Rondônia, mas vai contra a Lei Municipal Nº 873, de 16 de dezembro de 2021. Conhecida como ‘Código de Posturas Urbanas’, a legislação estipula que depositar resíduos sólidos ou qualquer material ou sobras na calçada ou leito de vias e logradouros públicos, praças, jardins ou qualquer terreno, constitui infração grave nível I - passível de multa e processo administrativo.
Jogado de maneira inadequada, como em ruas, córregos ou áreas de preservação, lixo pode causar uma série de consequências graves. Resíduos não biodegradáveis, como plásticos, por exemplo, demoram anos para se decompor, prejudicando a fauna e flora local. Além disso, animais podem ingerir resíduos, o que leva à morte de diversas espécies, e os resíduos tóxicos podem contaminar solos, lençois freáticos e fontes de água, entre outros.
O descarte incorreto também favorece o aumento de doenças, como a dengue, devido ao acúmulo de água em objetos descartados, a proliferação de ratos e insetos. Para denunciar, a Secretaria Municipal de Saneamento e Serviços Básicos (Semusb) disponibiliza os seguintes canais: (69) 98473-2922, ou ainda pelo e-mail dpu.semusb@portovelho.ro.gov.br.