O Ministério da Justiça e Segurança Pública realizou, na última quinta-feira (27), a 8ª fase da Operação 404, uma das maiores ações de combate à pirataria digital no país. Nesta etapa, foram bloqueados e suspensos 535 sites e um aplicativo de streaming ilegal, além da remoção de diversos conteúdos em áudio e vídeo, como jogos e músicas distribuídos de forma clandestina na internet.
De acordo com o Ministério da Justiça, o foco desta fase foi desarticular estruturas de financiamento ligadas aos serviços ilegais. A operação resultou na prisão de sete pessoas em diferentes estados brasileiros quatro prisões preventivas e três em flagrante.
A ação também se destacou pela forte cooperação internacional. Países como Argentina, Equador, Paraguai, Peru e Reino Unido participaram diretamente dos trabalhos. Já México e Estados Unidos acompanharam como observadores, buscando conhecer de perto a metodologia adotada pelo Brasil no enfrentamento à pirataria digital.
Batizada de Operação 404, a iniciativa faz referência ao conhecido código de erro que indica “página não encontrada”, simbolizando o bloqueio e a interrupção de plataformas ilegais. Com mais essa fase, o governo reforça a estratégia de combate a crimes contra a propriedade intelectual e a proteção do mercado audiovisual e de entretenimento no ambiente online.