MERCADO DOS EUA: Revogação do tarifaço reforça competitividade de Rondônia

A decisão reduz uma barreira que vinha encarecendo o produto rondoniense e dificultando contratos de longo prazo

MERCADO DOS EUA: Revogação do tarifaço reforça competitividade de Rondônia

Foto: Divulgação/Secom Gov RO

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
0 pessoas reagiram a isso.
A decisão do governo dos Estados Unidos de zerar as tarifas de importação sobre uma série de produtos agrícolas brasileiros deve dar um impulso direto às exportações de Rondônia especialmente para os setores de carne bovina, madeira e café, que compõem a base da pauta estadual destinada ao mercado norte-americano.
 
A Casa Branca publicou, nesta quinta-feira (20/11), uma ordem executiva eliminando a tarifa adicional de 40% sobre carnes bovinas frescas, resfriadas ou congeladas, produtos florestais, café, cacau, frutas, vegetais e fertilizantes. A medida vale para todos os produtos que ingressaram no país a partir de 13 de novembro.
 
Impacto para Rondônia
 
Mesmo não sendo o principal destino das vendas externas do estado, os Estados Unidos têm relevância estratégica: em 2024, Rondônia exportou cerca de US$ 122,71 milhões para o mercado americano valor que representou menos de 5% do total exportado. Entre os produtos mais enviados estão carne bovina e café, que agora passam a entrar sem a sobretaxa de 40%, aumentando a competitividade da produção local.
 
De janeiro a julho de 2025, a carne manteve liderança nas vendas para os EUA, seguida pela madeira. Com a retirada do tarifaço, esses segmentos ficam mais competitivos e podem ganhar espaço diante de concorrentes internacionais.
 
Por que a medida importa
 
A decisão reduz uma barreira que vinha encarecendo o produto rondoniense e dificultando contratos de longo prazo. O alívio tarifário atende a uma demanda antiga do agronegócio brasileiro, pressionado desde a imposição do tarifaço sob alegação de “ameaça extraordinária” aos interesses econômicos dos EUA.
 
Outros itens importantes na pauta estadual, como café e produtos florestais, também ganham potencial para ampliar presença no mercado americano.
 
Contexto global
 
Apesar do benefício, os EUA não são o principal parceiro comercial de Rondônia. A China mantém folgada liderança nas importações de produtos do estado, especialmente carne bovina, soja e milho. Ainda assim, a abertura tarifária americana é vista como uma oportunidade para diversificar mercados e reduzir dependências.
 
Perspectiva
 
Com custos menores e maior competitividade, exportadores rondonienses devem sentir os efeitos positivos já nas próximas remessas. O setor de carnes, o mais forte na relação com os EUA, tende a ser o primeiro a colher os ganhos.
Direito ao esquecimento

Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
A Prefeitura de Porto Velho deve investir mais em arborização?
Como você vai comemorar as festas de fim de ano?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

LCF CONSTRUÇÃO LTDA

Por Editoria

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS