Estudo divulgado pela CBN Vale indica estimativa de cura para pacientes com câncer de próstata pode chegar a 98%, segundo o supervisor de robótica da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), Gilberto Laurino Almeida. “No início da doença, a chance de cura é alta. Se foi tratado com a doença em estágio mais avançado, a chance é menor”, afirmou o médico, destacando a importância do diagnóstico precoce.
O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima 71.730 novos casos da doença neste ano no Brasil. Em 2023, foram registradas 17.093 mortes, o equivalente a 47 por dia. Para Almeida, “a cura chega a até 98%, mas, para isso, tem que ser diagnosticado no estágio inicial”.
A Campanha Novembro Azul 2025, organizada pela SBU, pretende reforçar a necessidade de cuidados com a saúde masculina. “Não é só a próstata. Tem todo um conceito de saúde por trás disso tudo. É a saúde do homem que está em jogo; não só a saúde da próstata. Para viver mais, o homem precisa se cuidar mais”, disse o especialista.
O médico também comentou sobre a incorporação da cirurgia robótica no Sistema Único de Saúde (SUS). “Embora todos nós tenhamos consciência de que essa tecnologia é excelente e que deva entrar no SUS, o momento foi um pouco no atropelo, porque não existe robô no SUS para atender esses pacientes. Ou existem poucos”, afirmou.