FENÔMENO: Eclipse raro do Sol poderá ser visto no Brasil

O próximo eclipse do Sol é do tipo anelar (ou anular), em que a Lua fica entre o Sol e a Terra, mas sem encobri-lo totalmente

FENÔMENO: Eclipse raro do Sol poderá ser visto no Brasil

Foto: Ilustrativa

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Em outubro deste ano acontece um eclipse raro do Sol e os brasileiros terão a oportunidade de conferir o fenômeno! Várias cidades terão observação privilegiada e, inclusive, receberão astrônomos e especialistas para registros do momento.
 
 
O próximo eclipse do Sol é do tipo anelar (ou anular), em que a Lua fica entre o Sol e a Terra, mas sem encobri-lo totalmente. O resultado é que a silhueta da Lua fica circulada pela extremidade do Sol, criando a imagem de uma espécie de “anel de fogo”.
 
 
Se você é fã de espetáculos como esse, já pode se preparar para curtir – e registrar, claro – o momento! Veja quais são as cidades para acompanhar o próximo eclipse solar, que será único nos próximos 18 anos.
 
 
Assistir de camarote
 
A Paraíba hoje é considerada a melhor cidade brasileira para a observação do eclipse anelar de outubro. Araruna, onde fica o Parque Estadual da Pedra da Boca, é apontada como um dos melhores lugares para observar esse fenômeno.
 
 
E será na área aberta do parque que também acontecerá o Encontro Nacional de Astronomia, de 12 a 14 de outubro, que deve reunir aproximadamente 500 participantes para compartilhar experiências e observar o eclipse.
 
 
Recife, em Pernambuco, também será premiada com o evento do sol. A cobertura do disco solar na capital pernambucana chegará a 92,2% no ponto máximo do eclipse, que terá início no período da tarde,
 
 
Já em Natal, no Rio Grande do Norte, o espetáculo acontece entre 3 minutos e 10 segundos e 3 minutos e 40 segundos, a duração mais longa de todo o país.
 
 
Nas regiões Sul, Sudeste, ou Centro-Oeste, a exibição da atividade será pequena, sendo possível observar o eclipse por volta das 15h.
 
 
Eclipse solar anelar
 
Este é um fenômeno raro. O eclipse solar anelar acontece quando a Terra, o Sol e a Lua se alinham, da mesma forma que no eclipse total. Mas em algumas ocasiões, o satélite natural pode estar mais distante para cobrir completamente o disco solar.
 
 
Neste caso, a borda do Sol fica parcialmente visível para qualquer pessoa na superfície terrestre, ganhando a aparência de um anel de luz no céu.
 
 
O eclipse anelar é muito raro e acontece a cada 18 anos. A performance dos três astros vai começar no oeste dos Estados Unidos, e antes de chegar ao Brasil passará por mais nove países.
 
 
Cuidados
 
Se você nunca foi um observador de astros, é preciso tomar alguns cuidados, principalmente em relação à visão.
 
 
Ficar muito tempo olhando para o sol pode causar danos permanentes.
 
 
Para não correr nenhum risco, é necessário usar filtros especiais que estejam de acordo com padrões internacionais de segurança para câmeras, binóculos ou até mesmo telescópios.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS