INTOXICAÇÃO ALIMENTAR: Morte de criança é investigada após consumo de tucumã

Trinta pessoas tiveram sintomas de intoxicação alimentar depois de comerem a fruta

INTOXICAÇÃO ALIMENTAR: Morte de criança é investigada após consumo de tucumã

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) vai investigar um surto de intoxicação alimentar causado pela ingestão de tucumã na comunidade Irapajé, na zona rural de Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus). O alerta veio depois que uma criança de 8 anos morrer e outros 30 casos suspeitos da doença registrados no hospital do município, desde do último domingo (11. jul). 
 
Kaio Nascimento Maia, de 8 anos, passou mal na noite da última 2ª feira (12. jul). O menino teria ingerido o tucumã trazido pelos pais. Ele deu entrada no hospital com sintomas de diarreia, náuseas e vômito. Outras pessoas da família e alguns moradores da Comunidade do Irapajé, na Região do Rio Manacapuru, deram entrada no hospital local com casos de infecção alimentar.
 
 
Nesta 4ª feira (14. jul), a Secretaria Municipal de Saúde em Manaus informou que amostras do fruto consumido já foram enviadas para o laboratório da FVS/AM, também na capital amazonense, para que possam ser analisadas. "Pedimos à população que não consuma o tucumã, especialmente oriundos das comunidades do Rio Manacapuru até que esta Secretaria possa manifestar-se com clareza e evidências acerca do agente causador desse surto de infecção alimentar ocorrido nestes dias", diz a nota. 
 
O tucumã é um fruto popular na Amazônia, ele possui grande potencial para ser um substituto sustentável para o óleo de palma, que tem sido um vilão na destruição de florestas tropicais na região do Amazonas. 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS