CRISE SANITÁRIA: 'Sem união entre os Poderes, o barco afunda' diz Mandetta, ex-ministro da Saúde

Declaração foi dada após a criação do comitê para unir os três Poderes em resposta ao agravamento da crise sanitária

CRISE SANITÁRIA: 'Sem união entre os Poderes, o barco afunda' diz Mandetta, ex-ministro da Saúde

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 

O ex-ministro da Saúde Henrique Mandetta (DEM), que deixou o governo, no ano passado, por divergências com o presidente Jair Bolsonaro sobre a pandemia, disse esperar que o comitê criado nesta quarta-feira (24/3) para unir os três Poderes na resposta à crise sanitária resulte em um pacto real e efetivo para o país. Segundo ele, se os detentores do poder político e econômico não se unirem, "o barco afunda".

 
"Estamos morrendo, sem assistência à saúde, sem vacinas, com fome, sem emprego, falências, abismo fiscal. Se os que têm poder — político e econômico — não se unirem e agirem de forma coordenada, o barco afunda", disse Mandetta pelas redes sociais, logo após a reunião entre Bolsonaro e representantes do Congresso e do Supremo Tribunal Federal (STF), na qual foi anunciada a criação do comitê.
 
"Esperemos que o compromisso maior com a vida e com o Brasil prevaleça e se transforme em ações concretas", continuou o ex-ministro.
 
Três pilares
 
Mandetta também defendeu que as ações do comitê sejam baseadas em três pilares.
 
O primeiro pilar, segundo ele, é o de "defesa da vida, no qual todos se comprometam com o sistema de saúde e seus eixos", o segundo é "a harmonia entre Poderes e a reafirmação do pacto federativo, no qual não se terceirizem culpas e se clame por união", e o terceiro, um "um pilar econômico e social, em que empresariado e voluntariado busquem dar o apoio necessário e urgente aos mais vulneráveis economicamente".
 
O ex-titular da Saúde voltou a defender que as ações de enfrentamento da pandemia sejam baseadas na ciência. "A crise é maior do que todos, e todos perdem da maneira como está. Diante da gravidade do quadro atual, não há outra opção que não seja caminharmos juntos, guiados pela ciência, pelo respeito à vida e pelo compromisso com a recuperação econômica", disse, acrescentando que "a sociedade clama e a classe política parece estar entendendo".
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS