URGENTE: Asteroide de 340 toneladas 'raspará' a Terra na quarta-feira

O momento e maior aproximação será durante o período da manhã no Brasil

URGENTE: Asteroide de 340 toneladas 'raspará' a Terra na quarta-feira

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Um asteroide recém descoberto passará muito perto da superfície da Terra na próxima quarta-feira, mas os cálculos mostram que o risco de impacto são muito baixos. O momento e maior aproximação será durante o período da manhã no Brasil.
 
Batizado de 2020 SW, o objeto foi descoberto em 18 de setembro de 2020 através do telescópio do Observatório de Monte Lemmon, no Arizona. De acordo com o JPL, da Nasa, a distância mínima durante a passagem será de apenas 0,07 LD, o equivalente a 26908 km do centro da Terra ou 20530 km da superfície. Essa distância coloca o asteroide 2020 SW muito abaixo do cinturão de satélites geoestacionários, situados a 36 mil km de altitude.
 
2020 SW se desloca a 7 km/s e tem cerca de 6 metros de comprimento. Sua massa estimada é de 339 toneladas, contidas em 114 metros cúbicos. Se atingisse a Terra, liberaria energia equivalente a explosão de 2 mil toneladas de TNT.
 
 
Embora a distância com a relação à Terra seja muito pequena, durante a passagem a rocha sofrerá forte desvio pela interação gravitacional com a Terra, o que diminuirá ainda mais os riscos de impacto.
 
A aproximação máxima está prevista para acontecer às 08h18 BRT (Hora de Brasília) sobre algum ponto acima da Austrália ou Nova Zelândia.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS