DESAFIO: Adolescente faz desafio da internet e morre após fazer ingestão de aerosol

O corpo da adolescente foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) pela própria ambulância do SAMU, para os exames cadavérico.

DESAFIO: Adolescente faz desafio da internet e morre após fazer ingestão de aerosol

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Uma adolescente de 14 anos identificada como Verônica Silva Menezes, morreu na noite desta quinta-feira (5) após fazer o desafio que vêm rolando nas redes sociais a aproximadamente 3 anos, de ingerir aerosol. O caso aconteceu em uma residência no Conjunto Itatiaia, na região do bairro Calafate, em Rio Branco.

 

A ambulância do suporte avançado do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) chegou a ser a acionada, prestou os primeiros atendimentos a adolescente que não resistiu e morreu com uma parada cardiorrespiratória.

 

Familiares informaram a reportagem do ac24horas, que encontraram Verônica na sua cama, com a boca cheia de espuma e o celular conectado no vídeo do aerosol. A família, informou ainda, que não foi a primeira vez que a adolescente fez isso, sendo flagrada pelo pai cheirando o desodorante, que a advertiu. O pai acredita que Verônica já tinha criado dependência em usar o aerosol.

 

O corpo da adolescente foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) pela própria ambulância do SAMU, para os exames cadavérico.

 

O caso será investigado pela Polícia Civil.

 

Desafio na Internet

 

Youtubers fazem diferentes desafios que consistem em inalar a substância em vídeos que circulam pelas redes sociais e acumulam milhares de visualizações no site.

 

Há ainda o “jogo da asfixia” ou “do desmaio”, em que compete-se para ver quem prende a respiração por mais tempo, além de desafios de inserir camisinhas nas narinas para tirar pela boca, de comer canela em pó em grandes quantidades e pura, de passar cola nas narinas e na boca. Fora as competições que induzem jovens e crianças a tomar grandes quantidades de bebidas alcóolicas.

 

Todas as práticas trazem gravíssimos riscos à saúde. E estão proliferando na internet. Na grande maioria das vítimas o resultado é muito ruim, com lesões que duram o resto da vida ou causam a morte.

 

Segundo Anthony Wong, diretor do Centro de Assistência Toxicológica (Ceatox) do Instituto da Criança da Faculdade de Medicina da USP, o desafio do aerosol perigoso por causa do alto teor de etanol (álcool) presente em qualquer tipo de desodorante.

 

“Esse teor é de 70% a 90%, muito maior do que o do uísque ou o absinto, por exemplo. E, ao inalar, o volume (de álcool) absorvido é extremamente alto, provocando uma inflamação da laringe e uma parada cardíaca”, diz o diretor.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS