Projeto de lei tem por objetivo, segundo o Banco Central, instituir um novo marco legal
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O Banco Central (BC) enviou nesta segunda-feira (07/10/2019) um projeto de lei (PL) à Câmara dos Deputados com o objetivo de modernizar o mercado de câmbio. De acordo com a proposta, a autoridade monetária abrirá a possibilidade de empresas e famílias manterem contas em dólares no país.
No Brasil, atualmente só segmentos específicos podem constituir contas em moedas internacionais – dólares, euros, ienes etc. Entre os agentes autorizados a operar em câmbio, estão emissores de cartões de crédito de uso internacional, sociedades seguradoras e prestadores de serviços turísticos.
“Cabe ressaltar, no entanto, que, uma vez autorizada pelo Congresso Nacional, essa permissão para ampliar o leque de contas em moeda estrangeira no Brasil será conduzida de forma gradual e prudente, alinhada ao processo de aprofundamento dos fundamentos macroeconômicos e financeiros da economia brasileira”, destacou o BC.
As empresas que operam no comércio exterior serão um dos segmentos mais beneficiados, de acordo com a autarquia. Isso porque o objetivo principal do projeto é fomentar a inserção de empresas brasileiras no mercado internacional. Outros beneficiados, de acordo com o BC, serão pessoas com pequenos valores a receber ou a enviar para o exterior.
“Da mesma forma, o PL permite flexibilizar a necessidade de registro de operações de crédito externo para operações de baixos valores, como acontece até em empréstimos dentro de famílias envolvendo residentes e não residentes”, complementa o texto enviado à imprensa.
O PL permitirá que modelos de negócios inovadores sejam implantados com segurança jurídica, o que aumentará a competição, propiciando a oferta de serviços mais eficientes para o mercado de câmbio e para operações relacionadas aos capitais estrangeiros. A proposta também aprimora as regras para a obtenção de informações para a compilação de estatísticas.
Novo marco
O Banco Central informou ainda que o projeto de lei tem por objetivo instituir um novo marco legal, “mais moderno, mais conciso e juridicamente seguro para o mercado de câmbio e de capitais estrangeiros no Brasil e brasileiros no exterior”. De acordo com a instituição, o PL está estruturado em três pilares: consolidação, modernização e simplificação.
Em termos de “consolidação”, o BC informou que o projeto consolida em lei única mais de 40 dispositivos legais, editados desde 1920, que apresentam comandos dispersos e eventualmente obsoletos, que aumentam a insegurança jurídica do público e não contemplam as mudanças tecnológicas em curso e as necessidades atuais da economia brasileira.
Entenda os três pilares do projeto, de acordo com o BC:
1.Consolidação:
2.Modernização:
3.Simplificação:
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!