Também conhecida como Síndrome de Reiter, problema pode ser causado por doenças sexualmente transmissíveis e é mais comum entre homens
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Um dos atores pornôs mais conhecidos do mundo, Nacho Vidal revelou ser portador de uma rara doença inflamatória: a artrite reativa, antigamente conhecida como Síndrome de Reiter. A doença, que causa dolorosas inflamações em articulações e tendões do corpo inteiro, pôs fim aos 25 anos de carreira de Vidal.
A doença surge como uma reação a infecções, geralmente causadas por alimentos contaminados (infecção bacteriana intestinal) ou por relações sexuais (infecção bacteriana urogenital). A bactéria causadora da clamídia é responsável pela maioria das contaminações, no caso das doenças sexualmente transmissíveis. Em entrevistas, Vidal admitiu ter pego “gonorreia umas 50 vezes e a clamídia 50 vezes também”. A doença pode ser causada ainda por febre glandular, infecção da garganta ou gripe viral.
Joelhos, tornozelos e pés são as partes do corpo mais acometidas por dores e inchaços. Além disso, a doença pode estar acompanhada de inflamação nos olhos, como conjuntivite ou inflamações na uretra, intestino ou membranas mucosas, como as da boca, trato urinário, vagina ou pênis. A artrite reativa é mais comum em homens jovens, entre 20 e 40 anos, e não é contagiosa.
O sintomas vão depender do local das inflamações. Além da dor, os pacientes podem enfrentar saída de pus do órgão genital, dificuldade ao urinar, conjuntivite, feridas que não causam dor na boca, língua ou no órgão genital, além de lesões na pele (especialmente na planta dos pés e na palma das mãos).
Cansaço excessivo, dor nas costas, febre acima de 38ºC, perda de peso, aftas, dor abdominal ou diarreia também podem ser sinais do problema. Os sintomas costumam aparecer de uma a duas semanas após a infecção e tendem a desaparecer de três a quatro meses depois. A má notícia é que eles costumam voltar depois de um tempo.
Para diagnosticar a artrite reativa, além do exame clínico, podem ser feitos exames de sangue, ginecológicos e biópsia. No caso de Nacho Vidal, a doença foi descoberta após ele ter sido falsamente diagnosticado com HIV. O erro teria ocorrido devido aos sintomas da doença, que teriam atrapalhado o resultado do exame para HIV.
A enfermidade não tem cura, mas tem tratamento, feito com uso de antibióticos, anti-inflamatórios e sessões de fisioterapia.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!